AVSI COMUNICA /

EQUIPE DO PBAI INICIA ATIVIDADES EM CAMPO

Monitores trabalham para a conservação da fauna e flora nativas
Publicada em 25/03/2014

 

Os monitores que atuam no Programa Básico Ambiental Indígena (PBAI) já estão em campo realizando as atividades que visam à conservação e o monitoramento da vegetação e da fauna.

 

As ações do Programa – em parceria com a IE Garanhuns – ocorrem em áreas das tribos indígenas Pankararu, Pankawká e Entre Serras, em Pernambuco.

 

Em se tratando da vegetação, a equipe está realizando a coleta de sementes para o resgate e a formação do banco de germoplasma. Quanto à fauna, os monitores estão atuando na identificação dos animais que existem na área da linha de transmissão, para posterior levantamento de riscos.

 

Experiência em campo

 

Segundo o coordenador técnico do projeto, Célio Muniz, um dos locais escolhidos para o monitoramento durante a noite foi o curso de um riacho temporário que nasce nas terras indígenas Pankararu e segue para o encontro com o lago da UHE de Apolônio Sales, em Jatobá (PE). Lá foram encontrados “rastros dos lobos guarás que se utilizam do local como campo de caça”, esclareceu Célio.

 

Em outra ocasião, a equipe ficou impressionada com a experiência dos monitores em campo. “Certa vez estávamos percorrendo a área lindeira da Linha de Transmissão quando um dos monitores indígenas me abordou para mostrar o rastro de um animal. Ele identificou que aquele rastro era a cauda do bicho. Identificou qual o animal, para onde ele estava se deslocando e a motivação pela qual ele esteve naquele local (para se alimentar dos frutos do umbu). É muito interessante o conhecimento empírico que eles possuem da natureza. É preciso conhecer a anatomia do animal para saber se uma pegada, por exemplo, é de um lobo guará, de uma raposa ou de um simples cão doméstico”, comentou Célio.

 

Além dos monitores e do coordenador técnico, a equipe do projeto é formada pela bióloga Danielli Matias, pelo eng. agrônomo David Balog e pelo eng. ambiental Marcos Rodrigues.




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.