AVSI COMUNICA /

SEMEANDO CIÊNCIA RECEBE VISITA DA UNIÃO EUROPEIA

A experiência dos jovens, contada por eles e pelos professores, impressiona os visitantes
Publicada em 27/03/2014

Os jovens do projeto Semeando Ciência no Pacto Pela Vida receberam na manhã de ontem, dia 26, a visita da delegação da União Europeia (UE), principal financiador do projeto. O encontro aconteceu na Base Comunitária de Segurança de Itinga, região metropolitana de Salvador (Bahia).


A delegação da UE foi recebida pela equipe do projeto e pelos jovens em atividade no local. Estiveram presentes também o diretor geral e a gerente de projetos da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli e Lareyne Almeida, e o coordenador do Programa Jovens Baianos (Sedes), Jabes Soares, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), parceira na execução do projeto.


Durante a visita, representantes da AVSI explicaram o projeto e reforçaram a importância da parceria com a UE. “Este projeto integra uma política pública que é prioridade no governo da Bahia. A União Europeia está contribuindo para aproximar uma política governamental do cidadão”, afirmou Lareyne Almeida.

 

Diálogo com a delegação


No diálogo com a delegação, os alunos falaram sobre a experiência pessoal no projeto. O jovem de Nordeste de Amaralina, Valdialisson Sales, comentou sua mudança de visão sobre a comunidade onde mora. “Esse curso pra mim teve um ponto muito positivo: todos nós tivemos a oportunidade de mostrar que nas comunidades tem gente de bem, quer alguma coisa na vida”, esclarece.


O jovem agradece à UE por apoiar a iniciativa: “O curso abriu uma porta para o nosso futuro. Tivemos a oportunidade de aprender uma profissão digna. Gostaria de agradecer pelo incentivo e pelo apoio. O esforço de vocês não foi em vão. Daqui sairão jovens promissores. Eu acredito na vitória de todos nós”, comemorou Valdialisson.


Para o diretor geral da União Europeia, Marcus Cornaro, o trabalho desenvolvido no projeto é muito bom e proveitoso. “É muito positivo ensinar a juventude uma atividade, um trabalho. Também achei muito interessante a interação entre os jovens e a polícia. Estou muito feliz de ter vindo”, pontuou Cornaro.


Além da visita ao Semeando Ciência, a delegação da UE, conheceu o funcionamento da Base Comunitária de Segurança, apresentada pelo coordenador da unidade, o Tenente Carrilho.

 


Mudança de vida


Para o professor de Helpdesk, Fábio Crispim Neto, as turmas do projeto são especiais. “Valdialisson tinha parado de estudar. Por causa do curso, tomou a iniciativa de voltar à escola [para concluir o estudo regular]. No curso, ele começou bem retraído e, com o tempo, foi amadurecendo, mudando as atitudes em sala de aula e profissionalmente também. Ele viu que o mercado de trabalho era grande e que só entraria se voltasse a estudar”, comenta.


O professor Cássio Emílio Leal lembra que alguns alunos mudaram, além do profissional, a postura pessoal. “A mãe de uma aluna relatou que a filha mal saia de casa, porque não se sentia segura. Convivendo todos os dias com os outros alunos, ela fez novos amigos e no fim do curso falou em uma atividade que não gostava de ficar sozinha. O que ela mais gostava era estar com os amigos que fez durante o curso”, relata Cássio.


O projeto também contribuiu para ampliar o horizonte dos jovens, segundo os professores. “Tivemos alunos que não tinham perspectiva sobre o futuro e hoje já têm planos na área de informática ou em outras”, pontua Cássio.


Alguns alunos já estão trabalhando por conta própria, como autônomos, e assim conseguem uma renda, conta Fábio. “Eles já estão batendo as asas sozinhos”, comemora Cássio.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.