AVSI COMUNICA /

ALUNOS DO SEMENTE DE CIÊNCIA APRESENTAM MUSICAL

A atividade foi baseada na história de Edimar Alves Madeiro, vítima da violência urbana
Publicada em 07/03/2014

 

Para ampliar o reportório cultural dos jovens do Projeto Semente Ciência, a equipe propôs a montagem e apresentação de um musical. Toda a produção do cenário, roteiro, figurino, atuação e músicas foram realizados pelos alunos, que se empenharam ao máximo para retratar a “A vida de Edimar”, livro  que fez parte de uma atividade de leitura coletiva proposta pela educadora Josinélia Moreira.

 

No musical, apresentado em fevereiro, participaram todos os alunos e a autora do livro e professora de Edimar, Sêmea Assaf.

 

História de vida

 

Segundo o livro, Edimar foi uma das vítimas da violência. Ele morava em Samambaia, a 25km de Brasília, e vivia em um contexto de vulnerabilidade social. Desde cedo, envolveu-se com drogas e com criminosos, porém encontrou na escola pessoas que estavam interessadas em seu desenvolvimento. Sêmea foi uma delas: ela o incentivou a estudar e a se desapagar das velhas amizades.

 

No dia 30 de julho de 1994, Edimar comemorava o aniversário de um amigo e partiria da cidade onde morava para viver com uma família adotiva encontrada por Sêmea. Naquela tarde, o jovem faleceu, vítima de em uma briga de gangues formada pelos “amigos” da vida que tinha antes.

 

Emocionante

 

Weslei Christian, o aluno do Semente de Ciência que representou Edimar no musical, confessou ter se emocionado com o livro e se identificado com a história, já que vê muitas pessoas passando pelo que o jovem viveu.

 

"O musical me deu ainda mais uma motivação para ir ao curso. Foi muito cansativo, mas a cada dia que passava eu me sentia melhor, não sei explicar, apenas sei que participar daquilo todos os dias me deixava bem”, explica Wesley.

 

Para Milena Nunes, coordenadora pedagógica do projeto, o evento foi belíssimo. "Nenhuma descrição  pode dar conta da beleza dessa atividade. O resultado da atividade foi muito positivo". Além de ter integrado e motivado os alunos, a apresentação foi emocionante para os que estavam presentes, inclusive a autora do livro.

 

 

 




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.