AVSI COMUNICA /

ALUNOS DE CATU INICIAM FORMAÇÃO HUMANA

Temas como identidade, juventude e projeto de vida são explorados no módulo que é diferencial da AVSI nos projetos
Publicada em 07/04/2014

Jovens e adultos participantes do curso profissionalizante de eletricista industrial do projeto Ciranda Viva Recôncavo iniciaram no último sábado, dia 5, o módulo de Formação Humana oferecido pela AVSI Brasil, com 40 horas/aula.

 

O curso é a primeira ação do projeto de responsabilidade social corporativa da PetroReconcavo, no município de Catu (Bahia), e conta com a parceria do SENAI e da prefeitura.

 

As aulas ocorrerão aos sábados, sempre em uma das três comunidades participantes do Ciranda Viva Recôncavo: Flechas, Pedras e Veadinho.

 

Temas como identidade e autoimagem, conceito de pessoa, experiência elementar, ética, família, juventude e projeto de vida serão objeto de discussão e reflexão entre os participantes.

 

Partir do positivo

 

Na aula inicial do módulo, o professor de formação humana Mário Oliveira apresentou imagens (em destaque) captadas por ele em visita às três comunidades da zona rural de Catu.

 

“A intenção é partir do positivo e mostrar para os alunos, sob o olhar de alguém de fora do contexto, alguns elementos de beleza presentes no cotidiano deles”, conta Mário.

 

A ideia de partir do positivo surge da perspectiva de que cada pessoa ou comunidade apresenta uma riqueza, um patrimônio, que precisa ser valorizado. Este é um dos cinco princípios metodológicos da AVSI Brasil, presentes nos projetos desenvolvidos pela instituição.

 

Formação humana

 

A formação humana representa um diferencial nas iniciativas desenvolvidas pela AVSI Brasil. Danillo Holzmann, organizador do conteúdo oferecido pela organização, afirma que o objetivo da formação humana é "pensar uma perspectiva de desenvolvimento humano que vá além do conteúdo meramente técnico. A excelência técnica é importante pela demanda atual do mercado de trabalho, mas não é tudo".

 

"Cabe oferecer uma formação que prepare essas pessoas para o mundo do trabalho, para entende-lo como uma forma de responder à realidade de um modo significativo para si mesmo, para a sua comunidade e não apenas atender a uma demanda produtiva", complementa Danillo.

 

Com a formação humana, o percurso educativo proposto pela AVSI contribui para o desenvolvimento integral da pessoa, tendo em vista que contempla soluções técnicas (a qualificação profissional) e também os aspectos fundamentais para a valorização do homem, como o crescimento pessoal e o incentivo ao protagonismo da própria vida.



Links relacionados

Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.