AVSI COMUNICA /

AVSI CONTRIBUI COM CURSO DO MINISTÉRIO DAS CIDADES SOBRE TRABALHO SOCIAL

A experiência em projetos sociais da AVSI guia a parceria
Publicada em 13/05/2014

A AVSI promoveu uma capacitação em Florianópolis (SC) para 70 monitores, tutores e supervisores que acompanharão participantes do curso “Trabalho Social em Programas de Habitação de Interesse Social”, promovido pelo Ministério das Cidades. A aula foi ministrada por Lareyne Almeida, gerente geral de projetos da AVSI Brasil.

 

O objetivo do curso é mostrar a importância do trabalho social em projetos de intervenção urbana e como a articulação entre ambos pode gerar resultados positivos e duradouros para a comunidade.

 

“O trabalho social sai do status de coadjuvante da intervenção urbanística, para assumir a condição de protagonista e indutor do processo de desenvolvimento de território”, explica Lareyne Almeida.

 

Curso em Trabalho Social

 

Curso de capacitação a distância “Trabalho Social em Programas de Habitação de Interesse Social” é gratuito, promovido pela Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades (SNH/MCIDADES), e realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE).

 

Para o curso, profissionais que têm experiência em projetos sociais gravaram teleaulas, como a gerente geral de projetos da AVSI Brasil, que foi convidada a assumir a disciplina “Plano de Desenvolvimento Socioterritorial”.

 

As imagens foram captadas em Salvador e evidenciam o desenvolvimento gerado a partir das intervenções nas comunidades Alagados e Novos Alagados, na capital baiana.

 

Na ocasião, foram entrevistados o consultor do Minist¬ério das Cidades, Francesco di Villarosa, representantes da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) e líderes de organizações da sociedade civil que participaram do projeto.

 

No total, o curso tem 5 mil participantes, sendo a maioria técnicos atuantes na esfera governamental municipal, estadual e do Distrito Federal, mas também membros entidades sem fins lucrativos e agentes operadores financeiros.

 


Ministério das Cidades

 

A importância de vincular o Trabalho Social a determinados projetos foi reconhecida pelo governo brasileiro com a publicação do Ministério das Cidades, ainda mais com a Portaria 21/2014, que aprova o Manual de Instruções do Trabalho Social nos Programas e Ações sob a Gestão do Ministério das Cidades, que diz respeito a utilização do trabalho social em projetos e programas urbanos.

 


Kits temáticos

 

Em 2013, junto com a Aliança das Cidades e a Secretaria Nacional de Habitação, a AVSI criou o Kit Temático Trabalho Social em Programas e Projetos de Habitação de Interesse Social.

 

A publicação foi dividida em três volumes: I) Conhecimento e Planejamento integrados; II) Fortalecimento das organizações da sociedade civil; III) Geração de Trabalho e Renda.

 

O Kit Temático é baseado na experiência da AVSI nos últimos 30 anos e teve como objetivo de fortalecer e ampliar o repertório de metodologias sociais utilizadas no âmbito de programas de urbanização de assentamentos precários.




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.