AVSI COMUNICA /

AVSI BRASIL REALIZA COMITÊ TÉCNICO OPERATIVO 2014

O evento reuniu mais de 100 participantes e permitiu o diálogo sobre a atuação e a razão de existir da instituição
Publicada em 30/05/2014
Apresentações de parceiros ilustraram a relação entre a AVSI e o setor privado “Vocês têm a capacidade de valorizar o outro” - Bernhard Scholz  Déborah Amaral apresenta vídeo da União Europeia sobre APACs Diretor geral da AVSI Brasil conclui evento mencionando pontos positivos do encontro “Nosso trabalho é dar suporte para que os jovens se tornem sujeitos”-Lareyne Almeida Algumas questões nortearam o encontro deste ano “Projeto é algo temporário que tem como objetivo gerar um resultado único” - Lissa Varjão Ana Bianchi e Carmen Pankararu apresentam Plano Básico Ambiental Indígena

Fronteira, discernimento e diálogo. Esse foi o tema do Comitê Técnico Operativo (CTO), realizado nos dias 26 a 28 de maio, em Salvador (BA). Cerca de 100 pessoas, entre colaboradores, parceiros da AVSI Brasil e membros da Fundação AVSI, puderam dialogar sobre a atuação e a razão de existir da instituição.

 

A proposta do CTO é contribuir para a formação dos colaboradores e promover o diálogo sobre temas relevantes, considerando o contexto atual da organização.


Para isso, os participantes foram convidados a refletir sobre o fato de que “estamos mudando da posição de organização que realizava projetos de cooperação para uma entidade que realiza serviços específicos para o desenvolvimento (prestação de serviços sociais). Como julgar essa passagem mantendo uma identidade clara e em conformidade com a missão institucional?”, comenta Fabrizio Pellicelli, diretor geral da AVSI Brasil.


Para aprofundar determinados temas, o evento foi organizado nos seguintes painéis: a) envolvimento com o setor privado; b) voluntariado corporativo; c) elementos de novidade em projetos de energia e meio ambiente; d) novas tecnologias; e) educação de jovens ao trabalho; f) comunicação organizacional; g) procedimentos para a elaboração e execução de projetos; h) organização administrativa.


Nos dias do evento, imagens e alguns dos temas discutidos foram publicados na fanpage AVSI Brasil.

 

 

Razão de existir


O desenvolvimento de pessoas foi o tema que permeou todas as apresentações.


Giampaolo Silvestri, secretário geral da Fundação AVSI, instituição que deu origem à AVSI Brasil, lembra que “o que tem em comum em todos os projetos que desenvolvemos é que encontramos pessoas e tentamos dar uma resposta a suas necessidades”. Silvestri, porém, alerta que “a nossa tarefa não é resolver os problemas das pessoas, mas torná-las protagonistas de suas vidas. Isso é sustentabilidade”.


Giorgio Capitanio, membro da Fundação AVSI que acompanha os projetos desenvolvidos no Brasil, considera que “o nosso grande desafio é que a paixão que temos pela vida possa ser transmitida até a última pessoa [por meio do técnico social] que chega à casa da família beneficiada pelos projetos”.


O presidente internacional da Companhia das Obras (CdO), Bernhard Scholz, reforça essa perspectiva ao afirmar que “as empresas fecham contrato com a AVSI porque vocês têm a capacidade de entrar em contato com pessoas que elas não têm. Vocês têm a capacidade de valorizar o outro”.


“A missão da AVSI é estar presente no mundo para que um pedaço do mundo seja mais verdadeiro. O abraço que vocês dão à pessoa é para que ela seja mais livre, mais ela própria. Essa é a missão da AVSI: que o outro seja protagonista da própria vida”, complementa Scholz.

 

 

Indicações para um percurso


No último dia de evento, Giampaolo Silvestri foi convidado a fazer uma síntese dos trabalhos e propor indicações do caminho que se pode seguir após a realização do CTO.


Para ele, três elementos merecem ser destacados. “O CTO é um momento para tomar consciência de quem somos e, portanto, é fundamental”. Em segundo lugar, alertou para a necessidade de manter vivo o diferencial da AVSI: incentivar o protagonismo da pessoa. “Também através de um contrato de prestação de serviço é possível gerar desenvolvimento de pessoas. Este é nosso diferencial. É o nosso valor”, pontua.


Por fim, comemora o surgimento da AVSI Brasil e destaca a necessidade de manter o diálogo contínuo para tornar patrimônio a experiência de ambas as instituições. “A presença da Fundação AVSI no Brasil contribuiu para gerar um novo sujeito: a AVSI Brasil. [...] precisamos nos ajudar reciprocamente dentro desse percurso”.


Sobre a experiência nos três dias de evento, Giampaolo comenta que “Nesses dias aprendi muitas coisas. Portanto, para mim foi um trabalho muito útil. Vocês levaram a sério muitas indicações que foram dadas no CTO realizado na Itália nos últimos anos. Tive a sensação de me sentir em casa”.

 

 




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.