AVSI COMUNICA /

LIBERDADE E EXPERIÊNCIA SÃO TEMAS DA CERTIFICAÇÃO DE JOVENS

A 4ª turma de jovens concluintes foi composta por 180 jovens
Publicada em 06/06/2014
Painel com experiência dos jovens decoraram o ambiente da cerimônia Jovem recebe certificado de conclusão de curso Jovens recebem certificado de conclusão Jovens recebem certificado de conclusão Após cerimônia, parceiros e equipe do projeto participam da comemoração Descontraídos, jovens fazem fotos após cerimônia Jovens recebem certificado de conclusão Música interpretada pelos jovens arrancou aplausos dos presentes

Liberdade e experiência. Esse foi o tema da cerimônia de certificação da 4ª turma de jovens do projeto Semente de Ciência, no Centro de formação onde funciona a iniciativa, em Salvador (BA).


Na presença de seus pais, amigos e convidados, alguns dos 180 jovens representaram o grupo de formandos e subiram ao palco para receber o certificado de conclusão em um dos três cursos profissionalizantes – Helpdesk, Edição de Vídeo e Desenvolvimento de software.


O incentivo à educação foi o principal tema do discurso dos parceiros, além dos votos de felicidade aos jovens e familiares. Kivio Dias, chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) concluiu sua fala dizendo que “o investimento na educação é o grande negócio”.


“Educar também é se preocupar com o destino do outro. O nosso propósito é formar homens e mulheres protagonistas da própria vida”, ressaltou Lareyne Almeida, gerente geral de projetos da AVSI Brasil.

 

 

Liberdade e experiência

 

Durante a cerimônia, algumas iniciativas explicitaram o tema do evento. Um exemplo foi o texto recitado pelos jovens, que dizia “Liberdade é o oxigênio da alma. Não é simplesmente o fato de curtir o que parece prazeroso, mas sim uma resposta à exigência do que somos”.

 

A exposição de depoimentos dos jovens no rol de entrada para a cerimônia chamou a atenção dos presentes. Cada relato contava, em breves palavras, a história de vida dos jovens e o percurso educativo ao longo do semestre.

 

Por fim, a música cantada pelos jovens arrancou aplausos calorosos dos presentes. A professora de português, Josinélia Moreira, esclareceu que a letra fez parte da atividade cultural desenvolvida no projeto. “Fizemos a leitura compartilhada no livro sobre a história de Edimar, a partir daí, montamos um musical sobre o livro”.

 

Emocionada com a apresentação musical, Jose, como é carinhosamente chamada pelos alunos, em poucas palavras, expressou seu afeto pela turma e complementou: “Só se educa com afeto e explicando o sentido daquilo que se faz. Edimar nos mostrou que o encontro com pessoas pode mudar a vida de alguém. Eu posso dizer que o encontro com vocês mudou a minha vida”.



Links relacionados

Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.