AVSI COMUNICA /

FUNCIONÁRIOS DE APACS SÃO TREINADOS PARA REGISTRO DE METODOLOGIA

O treinamento compõe a proposta de criação do sistema de indicadores
Publicada em 10/07/2014
Os 22 indicadores foram selecionados com o auxílio dos parceiros Participaram funcionários de 29 APACs de Minas Gerais, Espírito Santo e Maranhão

Funcionários de unidades prisionais APAC receberam treinamento para registrar informações em sistema de acompanhamento da metodologia. A formação compõe o projeto Além dos Muros e ocorreu no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte, no início deste mês. O evento contou com a presença e o apoio alguns parceiros, como a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e o Instituto Minas pela Paz.

 

Cerca de 60 pessoas participaram no encontro, que foi dividido em dois blocos. No primeiro, presidentes e secretários (encarregados administrativos) de 29 APACs de Minas Gerais, Espírito Santo e Maranhão puderam entender o que são indicadores, para que servem, como podem contribuir para a gestão das unidades prisionais e quais foram os indicadores selecionados para compor o sistema.

 

O segundo momento foi realizado apenas com os secretários e entrou especificamente no modo de mensurar cada um dos 22 indicadores.

 

O treinamento é uma das etapas para a implementação do sistema de indicadores, que permitirá o monitoramento e a avaliação de atividades, além da sistematização de resultados e impactos da metodologia APAC.

 

Para a auxiliar administrativa da APAC de Itaúna, Jordania Nogueira, “foi muito interessante o treinamento e a nova forma de mensuração dos indicadores. Assim poderemos realmente medir a contribuição do método APAC para o sistema prisional de Minas Gerais e para o desenvolvimento do recuperando”. 

 

 

Indicadores

 

Para a seleção dos indicadores, a AVSI e a empresa de consultoria contratada partiram de um trabalho conjunto entre os parceiros (FBAC, TJMG, SEDS MG e Minas Pela Paz) e levou em consideração a experiência de duas APACs que já realizam registro de informações.

 

Os 22 indicadores selecionados estão diretamente relacionados aos sub itens: Envolvimento Familiar, Gestão Financeira, Perfil da APAC (rebelião, taxa de ocupação), Reincidência, Regressão e Transferência, Socialização (atendimento jurídico, de saúde, participação em atividades de educação, formação profissional e entrada no mercado de trabalho, etc), Voluntariado (participação da comunidade) e Saídas da APAC (evasão, fuga, abando, etc).

 

Perspectivas

 

Os secretários das APACs passarão a mensurar os dados já em agosto, referente às informações de julho, através de uma espécie de Painel de Bordo.

 

Nos meses subsequentes, a AVSI e os demais parceiros darão continuidade ao desenvolvimento do software (sistema de indicadores), previsto para novembro. Nesse período, as APACs receberão novo treinamento para aprender a utilizar o software, que facilitará ainda mais a emissão de relatórios e o cruzamento de informações.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.