AVSI COMUNICA /

ÁRVORE DA VIDA PROMOVE SEMANA DO BEM PARA TODOS

Rede composta por líderes locais promove diálogo e melhores oportunidades para a comunidade mineira
Publicada em 27/08/2014
Semana do Bem motiva a sociedade para boas práticas de cidadania Evento incentiva atividades culturais, sociais e esportivas gratuitas Evento lança Campanha de Conscientização da Violência Contra a Mulher Programação prevê interação entre jovens e idosos Cooperárvore expõe seus produtos na Semana do Bem Semana do Bem promove ações com as escolas e creches do Jardim Teresópolis Caminhada do Bem faz parte da programação

De 25 a 30 deste mês ocorre a “Semana do Bem para Todos”, iniciativa que reúne atividades culturais, sociais e esportivas gratuitas para crianças, jovens e adultos em Betim, Minas Gerais. A ação é promovida pela Rede de Desenvolvimento do Teresópolis, inserida no Programa Árvore da Vida, e conta com a participação de mais de 30 instituições, incluindo as que integram a Rede e também suas parceiras.

 

Em seu quarto ano de realização, o evento tem como objetivo mobilizar a sociedade para as boas práticas de cidadania, formação humana, inclusão sociocultural, proteção e defesa de direitos e melhoria da qualidade de vida já em desenvolvimento na comunidade.

 

Esta edição teve abertura especial no dia 25, com a realização do Seminário e o lançamento da “Campanha de Conscientização da Violência Contra a Mulher”, atividade que integra a parceria entre a União Europeia e a Cooperárvore, cooperativa que transforma material oriundo da indústria automotiva em acessórios de moda.

 

A programação semanal inclui instalação de stand da Cooperárvore, exibição do filme “Up! Altas aventuras” e integração de jovens e idosos. Para sábado, 30, está prevista a Caminhada do Bem e a grafitagem nos muros da Ferrovia Centro Atlântica.

 

Rede de Desenvolvimento

 

Fortalecer laços da comunidade e, com isso, trocar experiências que podem transformar a vida de pessoas e de toda uma região. Essas foram as motivações para a criação da Rede de Desenvolvimento Social do Teresópolis, composta por 25 instituições e formada há cinco anos, como resultado do trabalho de capacitação para melhoria e integração das instituições realizado pelo Programa Árvore da Vida, no Jardim Teresópolis, bairro de Betim (MG).

 

A Rede é composta por um grupo de gestores locais, que atuam para estreitar ainda mais a comunicação entre as instituições, visando difundir as informações e diversas oportunidades que contribuem para a evolução do bairro.

 

"Uma rede, para ser efetiva, não pode ser composta apenas por um segmento social, mas sim por diversos atores, que, de alguma forma, atuam na comunidade para o desenvolvimento social, com temas variados", Rafaella Reinhardt, coordenadora das atividades de Fortalecimento da Comunidade do Programa Árvore da Vida.

 

Em 2014, a Rede de Desenvolvimento Social do Teresópolis foi finalista da 1ª Edição do “Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM Minas”, ao ser reconhecida como uma das 32 melhores práticas de Desenvolvimento Humano no Estado.

 

A Rede é uma das iniciativas de Minas Gerais que pretendem contribuir para o oitavo objetivo do milênio: “Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento”.



Links relacionados

Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.