AVSI COMUNICA /

RESÍDUOS SÓLIDOS E COLETA SELETIVA SÃO TEMAS DO IV ENCONTRO FORMATIVO

O evento está inserido na programação do projeto Camaragibe Melhor e reúne organizações da sociedade civil mensalmente
Publicada em 02/09/2014
O encontro abordou também a legislação vigente e a política estadual sobre resíduos sólidos Pela lei, todo município brasileiro deveria ter seu Plano de Resíduos Sólidos, comenta Ana Gama O evento contou com a participação da SECID, da prefeitura  e de OSCs

 

Diariamente, o brasileiro joga fora uma quantidade expressiva de alimento ou não aproveita esta matéria de maneira adequada. Este foi um dos temas apontados na discussão do IV Encontro Formativo do projeto Camaragibe Melhor, em Pernambuco, na última sexta, 29.

 

Esta edição do encontro contou com a participação da Secretaria das Cidades (SECID), da prefeitura municipal e de representantes das organizações da sociedade civil de Camaragibe (PE). O evento teve como temática central “Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva”, incluindo a legislação vigente e a política estadual sobre a matéria.

 

A gerente de projetos especiais da SECID, Ana Gama, chamou a atenção para o fato de que existem normas, como a Lei de Resíduos Sólidos, que direcionam ao correto tratamento e à destinação final dos resíduos. Além disso, mencionou que “a lei determina que todo município deveria ter seu Plano de Resíduos Sólidos até o dia 02/08/2012, porém, infelizmente, muitos deles ainda não se adequaram à normativa”.

 

“Outra questão interessante sobre a Lei é que todo município deve encerrar os lixões, a partir de 02/08/2014. Isso significa ou transformá-los em aterros controlados ou fechá-los – realidade ainda violada, pois percebemos muitos lixões espalhados pelo país”, concluiu Ana Gama.

 

Próximo encontro

 

Como a temática é ampla e gerou interesse dos participantes, ficou definido que o próximo Encontro Formativo – que será em outubro – trará como tema Coleta Seletiva e reutilização de resíduos.

 

Para isso, representantes de duas organizações da sociedade civil já confirmaram presença: a Associação de Catadores da Dignidade de Camaragibe e o Grupo de Meio Ambiente, que ensinarão como separar o lixo e como produzir sabão a partir de óleo usado, respectivamente.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.