AVSI COMUNICA /

BELEZA É TEMA DE MOSTRA SOBRE A AVSI EM EVENTO CULTURAL EUROPEU

A mostra reuniu experiências da AVSI na África e América Latina
Publicada em 01/09/2014
Gerar beleza: Novos inícios nas periferias do mundo é o tema da mostra sobre projetos AVSI Evento reúne milhares de pessoas em Rimini (Itália) Mostra é composta por imagens e vídeos de três iniciativas desenvolvidas pela Fundação AVSI Exposição sobre projetos AVSI foi organizada pelo jornalista irlandês John Waters

 

Gerar beleza: Novos inícios nas periferias do mundo. Este é o tema da mostra organizada pelo jornalista irlandês John Waters e pela Fundação AVSI para o Meeting, um dos maiores eventos culturais da Europa, que ocorre anualmente em Rimini, na Itália, na última semana de agosto.

 

A mostra é composta por imagens e vídeos de três iniciativas desenvolvidas pela Fundação AVSI no Equador, Quênia e Brasil.

 

Em breve, a exposição estará viajando e será replicada em muitas cidades italianas e no exterior.

 

A notícia a seguir, publicada na página do Meeting, apresenta detalhes sobre o tema da mostra.

 

 

“Generare bellezza. Nuovi inizi alle periferie del mondo”

 

Entre as periferias do mundo mencionadas pelo Papa Francisco, existem também, os lugares mais pobres do planeta, onde a miséria, a guerra e a fome ameaçam sufocar a dignidade da pessoa.

 

A fé incide na realidade até oferecer respostas a estes grandes desafios? Quais são os fatores que geram desenvolvimento? O trabalho sobre a realidade do terceiro setor como a AVSI é eficaz ou é apenas "distribuição de migalhas" assistenciais?

 

Essas situações, as desigualdades, a marginalização, e o extremo desconforto questionam a fé. Nesse momento no qual o debate internacional sobre o desenvolvimento é mais vivo, especialmente defronte a uma crise que derrubou a Europa, a exposição tende a apresenta experiências nas quais a própria fé incide na realidade até oferecer respostas a esses grandes desafios.

 

O percurso da exposição, que será enriquecida com vídeo e reconstruções, atravessa três realidades muito diferentes: um grupo de uma escola no Quênia, criado para oferecer educação de qualidade mesmo para as crianças mais pobres; um centro de reabilitação e educação nutricional em São Paulo, baseado na responsabilidade dos pais e dos laços familiares e comunitários; uma intervenção da educação infantil e não formal nas periferias de Quito (Equador), visando a valorização da pessoa e dos seus recursos, talvez encobertos pela pobreza.

 

Através da beleza, essas realidades tornam-se o local de um novo começo para a vida de crianças, mães, pais, famílias e  até comunidades inteiras.

 

A coragem de uma "Igreja na saída", dessa última milha que nos separa dos "outros" oferece a surpresa da humanidade que floresce: um encontro com alguém que diz "você merece" e a vida muda, começa um caminho. Cipriano, Joakim, Anthony, Gisela, Leo, Stefania, Amparito e muitos outros saíram, arriscaram "geraram beleza" para comunidades inteiras.

 

Inácio, Theresia, Ruth, Alex, Araceli, Amanda, Bruno, Luciano, Samuel nasceram de novo.

 

Humanidade e talentos de outro modo enterrados pela miséria se enfrentam assim no palco da história, e hoje são para nós um sinal de esperança: a única verdadeira possibilidade de um desenvolvimento sustentável.

 

Fonte: meetingrimini.org

 

 

 

Mais informações sobre a mostra podem ser encontradas no site da Fundação AVSI.

 




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.