AVSI COMUNICA /

TRAILER LEVA CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA INTERIOR DA BAHIA

No centro móvel, estudantes vivenciam o aprendizado adquirido em sala de aula de maneira interativa
Publicada em 19/09/2014


 

Na última segunda-feira (15), o Trailer de Ciência começou a percorrer o interior do estado da Bahia. Sua primeira parada foi na cidade de São Gonçalo dos Campos, a cerca de 130 Km de Salvador.

 

O centro móvel passa por escolas públicas no interior do estado e permite aos alunos ampliar o conhecimento sobre questões ligadas ao ABC da Ciência, com experimentos de Física, Química e Biologia.

 

Com o trailer, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar o aprendizado adquirido em sala de aula de maneira interativa e lúdica.

 

Segundo o coordenador da Difusão de Ciência, Eduardo Visco, o projeto deve visitar 72 escolas públicas em todo o estado. “A disseminação do conhecimento é o principal objetivo do Trailer de Ciência. Fazer com que os alunos acreditem na ciência e incentiva-los até mesmo a seguir carreira a partir desse contato prático, é o que almejamos”, enfatiza Eduardo.

 

“Pra mim se torna prazeroso o ato de ensinar, desmistificando a ideia de que o estudo de ciência é "chato" e complicado como muito alunos pensam. Mostramos de forma clara e simples que ciência não é um ‘bicho de 7 cabeças’", complementa Izadora Moreira, monitora do trailer .

 

Para definir as escolas que receberão o trailer, a iniciativa conta com o apoio da SEDES (Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza),  parceira da AVSI Brasil no projeto.

 

Como funciona

 

O trailer é estruturado com equipamentos e materiais necessários para o desenvolvimento das atividades, tanto de demonstração quanto de experimentação, que duram cerca de 1h, sempre monitoradas por profissionais. 

 

Além de levar o conhecimento para os jovens alunos, o projeto visa contribuir com a metodologia dos próprios professores das escolas públicas, ramificando uma fonte de inspirações.

 

“Os professores podem usar esses experimentos para enriquecer suas aulas, discutir os experimentos, os fenômenos envolvidos e os assuntos que são dados. Usamos muitas coisas que encontramos em nossas casas, e assim o professor pode tornar sua aula muito mais atrativa aos alunos que estão conhecendo esses novos conteúdos”, explica Kleber Viscard, monitor do trailer.

 

Nos próximos dias 22 e 23, a iniciativa atenderá aos alunos do Centro Educacional Municipal Fênix, em Lauro de Freitas (BA). As atividades com experimentos de física, química e biologia serão realizadas em duas turmas, nos horários de 13h e 14h30.

 




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.