AVSI COMUNICA /

PARCERIA INSTALA PAINÉIS SOLARES NO INTERIOR DA BAHIA

A iniciativa beneficiará também comunidades tradicionais residentes no Parque Nacional da Chapada Diamantina
Publicada em 29/09/2014
Comunidade vive em habitações precárias e sem aceso a energia regular Equipe se reúne com prefeitura e atores locais Traçar o Diagnóstico Socioeconômico das comunidades é uma das primeiras ações da parceria Equipe aprofunda conhecimento sobre o contexto local

 

Em parceria com o grupo Enel Green Power, a AVSI Brasil inicia o Projeto Barefoot College - de implantação de placas de energia solar - nas comunidades Fazenda Velha (tradicional quilombola) e Estrada Velha do Garimpo, localizadas dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), no município de Andaraí (BA).

 

Por se encontrarem inseridas em uma Unidade de Conservação Ambiental Federal, as comunidades não dispõem de energia regular, já que o fornecimento de serviços públicos nessas áreas é restrito.

 

Para Marcele Andrade, coordenadora do projeto pela AVSI Brasil, a proposta da Enel – de instalar painéis fotovoltaicos nas 80 residências – apresenta-se como um relevante incremento para a qualidade de vida das famílias que compõem as comunidades.

 

A atuação da AVSI Brasil nesse projeto diz respeito a: (1) elaborar o Diagnóstico Socioeconômico das comunidades, (2) realizar atividades de fortalecimento das organizações da sociedade civil encontradas (em termos institucionais e técnicos), (3) assessorar as associações para a formação e gestão do Comitê Solar e (4) acompanhar a comunidade até a instalação dos painéis.

 

Para o acompanhamento, a supervisão das atividades e o desenvolvimento do projeto, a AVSI Brasil contará com a assessoria da Enel Green Power.

 

Reconhecimento local

 

No período de 24 a 31 de julho, a equipe da AVSI Brasil realizou uma missão às comunidades para conhecer a região, os atores institucionais locais e as famílias residentes na área de intervenção do projeto.

 

O coordenador técnico da AVSI Brasil, Célio Muniz, conta com detalhes o contexto geográfico encontrado na área de intervenção. “Os cenários são entrecortados por um relevo de belos afloramentos rochosos, variadas nascentes que esculpem formidáveis vales de estonteantes contornos e impressionantes quedas d’água que se transformam em belas cachoeiras, e ainda uma boa conservação da cobertura vegetal”, comenta Célio.

 

Na ocasião, cerca de 30 famílias responderam ao questionário socioeconômico e até o final de setembro outras 50 participarão da pesquisa. A intenção é aprofundar o conhecimento sobre o contexto atual em que vivem os moradores.

 

Em outubro, uma nova missão será realizada. Desta vez, para apresentar informações sobre a pesquisa realizada, explicar os procedimentos futuros e recolher assinaturas dos moradores para o termo de adesão à proposta.

 

Placas solares

 

Para a instalação de placas solares, a organização indiana Barefoot College - parceira na iniciaitva - ofereceu uma capacitação de uma moradora da comunidade em parceria com a organização não governamental indiana Barefoot College – que desenvolveu a metodologia do trabalho de instalação.

 

Durante seis meses, a moradora participou de treinamentos para se tornar uma “engenheira solar”, nomenclatura dada à profissional habilitada a realizar instalação e manutenção das placas solares.

 

Enel

 

A Enel Green Power é uma empresa do Grupo Enel dedicada ao desenvolvimento, à operação e à geração de energia através de fontes renováveis. No Brasil, está sediada em Niterói (RJ) e também atua nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Tocantins e Bahia.

 




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.