AVSI COMUNICA /

PROJETO DE PLACAS SOLARES É APRESENTADO ÀS COMUNIDADES BENEFICIADAS

A receptividade dos moradores de Fazenda Velha e Estrada Velha do Garimpo foi positiva
Publicada em 20/10/2014
Metodologia, procedimentos e etapas do projeto foi apresentado aos beneficiários Cerca de 80 famílias assinaram o documento para receber as placas solares

 

A equipe da AVSI Brasil e da Enel Green Power (EGP) realizaram missão às comunidades Fazenda Velha e Estrada Velha do Garimpo, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, município de Andaraí (BA), na segunda semana de outubro.

 

O objetivo principal foi encontrar os moradores e apresentá-los a metodologia, os procedimentos e as etapas do Projeto Barefoot College (de instalação de placas solares), incluindo esclarecimentos sobre critérios e condições de participação, valor da contribuição mensal, envolvimento das associações locais e atuação da engenheira solar. O encontro, ocorrido no dia 06/10, foi realizado na Câmara Municipal de Andaraí e contou com a participação de cerca de 70 pessoas.

 

Na ocasião, foi feita a leitura do termo de manifestação de interesse para que os presentes entendessem claramente o conteúdo do documento que informava o interesse em ser beneficiário do projeto. Terminada a exposição das informações, os interessados que atendiam aos critérios apresentados e que já estavam com os documentos em mãos assinaram a manifestação de interesse.

 

No total, 83 famílias assinaram o documento para receber um total 93 de placas para uso residencial. As famílias que não compareceram à reunião geral, foram visitadas individualmente pela equipe.

 

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

 

No ICMBio,os membros da missão apresentaram informações básicas sobre a Enel Green Power e também sobre o projeto. O representante do instituto, César Gonçalves, foi receptivo ao projeto pelo fato de permitir o acesso a direitos básicos da população. O encontro contou com a participação dos presidentes das duas Organizações da Sociedade Civil das comunidades envolvidas.

 

A reunião foi ocasião para definir que as associações locais serão responsáveis, posteriormente, pela apresentação de uma carta que reforça a necessidade do projeto e suas condições, além de listar os beneficiários e formalizar a parceria com a Enel Green Power e a AVSI Brasil. As informações foram solicitadas pelo ICMBio para a anuência do projeto.

 

Próximos passos

 

Até o final deste mês, está prevista a entrega do diagnóstico socioeconômico das duas comunidades para a EGP. Além disso, será entregue o documento com a proposta do projeto para ser submetido à aprovação do ICMBio.



Links relacionados

Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.