AVSI COMUNICA /

ALUNOS DO SEMENTE DE CIÊNCIA REALIZAM SARAU

Para encerramento de semestre letivo, alunos de Helpdesk e Edição de vídeo realizam Sarau e projetos finais
Publicada em 05/11/2014
Confraternização entre alunos, professores e equipe do projeto Familiares, amigos e ex-alunos assistiram ao evento cultural Alunos recitam poesias Dança é uma das atrações do Sarau Orientador do projeto participa com apresentação musical Durante o evento, muitos se emocionaram, especialmente nos momentos de homenagens

 

Aqui não fiz amizades, fiz uma família. Achava que seria um curso como qualquer outro, mas aprendi muito mais do que uma profissão. Aprendi valores sobre a vida. Agradeço muito ao projeto. Foi uma oportunidade única”, declara Alana Saldanha, aluna do Semente de Ciência ao concluir a formação profissional.

 

O relato da jovem é fruto do percurso educativo realizado no projeto, que durante o último semestre teve atividades relacionadas ao tema “Como me relaciono com o mundo em que vivo?”.

 

Para marcar o encerramento das aulas, a educadora Josinélia Moreira propôs a realização de um Sarau que respondesse ao questionamento: Como eu aprendi a me relacionar com o mundo em que vivo? O evento cultural contou com encenação teatral, dança, músicas e poemas e foi prestigiado por amigos e familiares dos formandos.

 

Durante o evento, muitos se emocionaram, especialmente nos momentos de homenagens dos alunos para a equipe do projeto e da coordenação para os estudantes. Ao final das apresentações, os jovens e os educadores cantaram uma música sobre a paz, transmitindo uma mensagem de otimismo aos convidados.

 

Eu não esperava que esse encerramento mexesse tanto com a gente. Fiquei muito emocionado. Aqui conheci pessoas que levarei para o resto da minha vida. Aprendi a ser uma pessoa melhor e acreditar no meu futuro”, relata Ian Oliveira, formando do curso de Edição de Vídeo.

 

O Sarau

 

O evento surgiu a partir da atividade de leitura coletiva do livro “A vida de Edimar”, que conta a história do jovem Edimar Alves Madeiro, vítima da violência em Brasília.

 

Por tratar de temas próximos ao cotidiano dos jovens do projeto Semente, o livro já foi proposto como atividade de conclusão de curso da turma do primeiro semestre. Na ocasião, foi organizado um musical, que contou com a participação de alunos e da autora do livro e professora de Edimar, Sêmea Assaf.

 

Este semestre, os alunos decidiram mostrar uma realidade alternativa em relação ao que o jovem Edimar viveu. “Reescrevivência” foi o nome dado à representação teatral realizada no Sarau contanto a história da jovem Lara, que supera dificuldades e decide mudar o rumo de sua vida.

 

As irmãs gêmeas Joice Queiroz e Jéssica Queiroz interpretaram a personagem Lara em diferentes momentos da vida. “Nós queríamos passar pra quem estava assistindo a encenação todo nosso entendimento sobre o tema. Eu jamais imaginei participar da peça, pois eu e minha irmã somos muito tímidas. Para nós foi uma superação”, confessa Joice.

 

Apesar de tudo o quanto a personagem Lara sofreu, ela não desistiu de lutar como muitos fazem na vida. Foi maravilhoso interpretar porque nos motivou a continuar firmes na jornada da vida”, finaliza Jéssica.

 

Projetos finais

 

Além do Sarau, projeto final da disciplina Língua, linguagens e Novas Tecnologias, cada educador propôs aos alunos uma atividade para marcar a conclusão do curso.

 

O trabalho de Edição de Vídeo consiste na criação de um vídeo temático utilizando todas as ferramentas aprendidas no semestre, como o Photoshop e Premiere. A metodologia escolhida pelo professor Lúcio Barbosa incluiu aproximar os jovens do cotidiano de uma empresa. Estímulo à autonomia, orientações sobre o trabalho formal e prática profissional foram alguns dos objetivos da atividade.

 

O professor Jeferson Tavares, de Matemática Aplicada à Tecnologia, promoveu o projeto Vivências de uma empresa. A ideia foi proporcionar situações práticas ligadas aos conteúdos aprendidos durante o semestre, nos quais os jovens possam exercitar e desenvolver competências técnicas e comportamentais compatíveis com aquelas desejadas ao ambiente organizacional.

 

A disciplina de Formação Humana desenvolveu o projeto Máscaras, orientado pela professora Carolina Tude. O projeto teve como objetivo suscitar no jovem uma reflexão acerca do tema do semestre. Além disso, incentivou a arrecadação e a doação de itens para instituições visitadas pelos jovens e também a realização de uma ação recreativa com os beneficiário.

 

Por fim, na disciplina de Helpdesk, foi realizada uma atividade prática externa, na qual os alunos praticaram o conhecimento aprendido no curso à medida que ofereceram serviços para outras instituições.

 

A atividade consistiu na manutenção preventiva e corretiva de computadores e notebooks com as ferramentas do curso de forma gratuita e com acompanhamento e supervisão dos professores Rafael Levi e Eliezer Queiroz, como técnicos responsáveis dos serviços executados.

 

Passamos o conhecimento prático e teórico para o aprendizado de cada aluno, mas para que possamos formar profissionais qualificados nós nos preocupamos em conhecer a história de cada um deles. Toda a equipe se esforça para conhecer o particular dos jovens e assim ajudar de forma específica. Pra mim é muito gratificante fazer parte desse trabalho”, conclui Levi.



Links relacionados

Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.