AVSI COMUNICA /

AVSI BRASIL REALIZA FORMAÇÃO INTERNA

Colaboradores e convidados puderam acompanhar o percurso 2014 e conhecer o novo repertório para 2015
Publicada em 10/12/2014


 

Com o tema “Gerar beleza. Novos inícios nas periferias do mundo” foi realizada a Formação interna da AVSI Brasil nos dias 4 e 5 de dezembro. Além de membros da Fundação AVSI e dos conselhos diretivo e fiscal da organização, cerca de 60 colaboradores puderam acompanhar as realizações de 2014 e conhecer as perspectivas para o próximo ano.

 

Alguns dos temas debatidos nos dois dias de evento foram: Estado e sociedade civil, parceria entre bancos de desenvolvimento e ONGs para o desenvolvimento sustentável, caridade, comunicação da AVSI e repertório de iniciativas para 2015 – como a atuação em segurança alimentar e o acesso a fundos incentivados para novos projetos.

 

Nesta edição, uma das palestrantes convidadas para dialogar com os colaboradores da organização foi a representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Daniela Carrera.

 

Sobre a relação entre o banco de desenvolvimento e organizações não governamentais, Carrera comentou que “a regra número 1 é não se deixar vencer pela burocracia interna das instituições. Se você supera isso, faz maravilhas”. “Para mim, trabalhar no BID e poder fazer uma parceria com a AVSI não é somente um aprendizado todo o tempo – porque tem uma visão totalmente distinta da nossa sobre o desenvolvimento –, mas tem a ver com uma complementaridade que é impossível que o BID tenha por si só. Então, essa parceria passa impressões que temos uma energia comum, porque temos uma ideia comum sobre o que queremos fazer”, conclui.

 

Origem e escopo

 

Um dos momentos mais apreciados pelos participantes foi o vídeo sobre o Hospital de Santa Maria della Scalla, em Siena. No trecho selecionado, Mariella Carlotti – professora de literatura e curadora de mostras sobre história da arte – apresenta os afrescos que contam a história dessa grande obra de caridade, um dos mais antigos e maiores hospitais da Europa Medieval.

 

A finalidade da exibição foi mostrar que uma obra nasce da comoção de um homem por outro e se sustenta porque existem pessoas interessadas no bem de outras, assim como deve ser a atuação da AVSI Brasil. Além disso, destaca-se a importância de manter vivos dois elementos: a consciência da própria origem e o objetivo para o qual foi criada a instituição.

 

A consciência sobre o escopo também foi reforçada na conclusão do evento pelo presidente da Fundação AVSI, Alberto Piatti. “A primeira coisa que aprendi esses dias foi que a organização é importante, mas a pessoa é protagonista da organização. É a pessoa que tem a capacidade de se colocar na aventura do conhecimento, isto é, de passar do saber fazer um detalhe a conhecer de fato, a fazer com um objetivo”, assegura.

 

Além disso, lembra a postura profissional adequada: “a aventura do conhecimento e a capacidade profissional têm que caminhar juntas para servir melhor as pessoas que encontramos. Precisamos sempre estar abertos, ser curiosos. Precisamos ser novos sempre e, assim, poderemos ser capazes de aderir à realidade da pessoa por aquilo que ela é”, conclui Piatti.




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.