AVSI COMUNICA /

REDE DE DESENVOLVIMENTO É FINALISTA DO 1º PRÊMIO ODM MINAS

Dos 130 projetos inscritos, 15 ganharão reconhecimento público em evento solene
Publicada em 31/01/2014

Rede de Desenvolvimento


A Rede de Desenvolvimento Social do Teresópolis, vinculada ao projeto Árvore da Vida, foi uma das 31 práticas selecionadas para concorrer ao 1º Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Minas, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Em Minas Gerais, 130 projetos foram inscritos e destes, 15 ganharão reconhecimento público em evento solene. De acordo com Paulo Heider, Gerente do Programa Árvore da Vida, a Rede é a combinação da presença das lideranças e gestores das instituições locais e nela não há hierarquia. “Ela funciona através dos Grupos de Trabalho e Fórum, que é a instância máxima de decisões, então todas as instituições tem o mesmo peso”, explica.

 

Para conhecer seu funcionamento de perto, o Comitê Técnico de Seleção formado por técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social, Fundação João Pinheiro (FJP) e membros do Movimento Nós Podemos Minas, visitou o espaço do Programa Árvore da Vida, local sede dos encontros da Rede.

 

O Comitê Técnico considerou alguns critérios de contribuição para o alcance dos ODM para selecionar as iniciativas finalistas: caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; participação da comunidade; integração com políticas públicas; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados.

 

O resultado do 1° Prêmio ODM Minas será divulgado ainda neste semestre e o Árvore da Vida, como instituição fomentadora e parceira da Rede de Desenvolvimento Social do Teresópolis, torce para que esta prática seja agraciada com a premiação.

 

“O prêmio confirmará nossa hipótese de que a prática pode ser replicada, porque ela significa a valorização das potencialidades do patrimônio local e do capital social, bem como o desenvolvimento integrado e sustentável da comunidade, que é a grande beneficiada com essas ações”, completa Paulo.

 



Links relacionados

Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.