AVSI COMUNICA /

ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DEBATEM SERVIÇOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Em mais um encontro formativo o projeto Camaragibe Melhor debateu a importância do Serviço Social e o papel dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)
Publicada em 27/06/2014

O projeto Camaragibe Melhor promoveu um debate sobre os Serviços Básicos e Especiais da Assistência Social durante o 12º Encontro Formativo. A iniciativa foi realizada nesta sexta-feira (26), no auditório da Prefeitura, em Camaragibe (PE), e teve como palestrante a diretora da proteção especial da Secretaria de Assistência Social (SEAS), Rose Maria, diretora da proteção básica da SEAS, Juliana Filgueira.

 

De forma simples, as palestrantes expuseram o tema para os representantes das organizações sociais de Camaragibe – público alvo do projeto Camaragibe Melhor - que puderam entender melhor sobre os serviços da Assistência Social. Com esse conhecimento, a sociedade civil organizada poderá encaminhar a comunidade para o serviço correto de acordo com o seu caso e situação.

 

De acordo com as palestrantes, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) são os locais que reúnem os serviços de assistência social, como inscrição no cadastro único federal (CadÚnico), atendimentos psicossociais, palestras de cidadania, inclusão em programas, projetos e benefícios. Descentralizados e localizados nas regiões políticas administrativas (RPA), cada centro atende um número determinado de bairros e comunidades.

 

Para Thomás Galvão, integrante do Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo, a oportunidade possibilitou conhecer os mecanismos da Assistência Social e como eles atuam na defesa e proteção dos cidadãos. “Foi de grande valia para que possamos ajudar as pessoas atendidas a conhecerem seus direitos”, afirmou. Além de representantes da sociedade civil, o evento contou com a participação de representantes de secretarias, prefeitura municipal e da equipe AVSI Brasil.

 

Rose Maria parabenizou a iniciativa da AVSI Brasil, ressaltando a qualidade da discussão entre o público alvo e, ainda, identificando uma rede de contatos para a SEAS. “Foi muito positivo, saio com o compromisso com a AVSI e organizações e vou me debruçar sobre cada demanda apontada”, acordou. Uma das ações da SEAS que faz interseção com o Camaragibe Melhor é a qualificação de jovens em situação de vulnerabilidade social, bem como sua inserção no mercado de trabalho. 

 

O Encontro Formativo é uma ação do projeto Camaragibe Melhor e busca fortalecer instituições sociais do município para que essas possam potencializar suas ações no território, aprimorando o diálogo com o poder público. O Projeto, financiado pela União Europeia, tem como entidade requerente a Fundação AVSI, e a AVSI Brasil como Instituição executora. Abrange ainda como Associados à Secretaria Estadual das Cidades de Pernambuco (SECID), que aporta uma contrapartida financeira de 19% e a prefeitura de Camaragibe através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (SEPLAMA).

 




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.