AVSI COMUNICA /

REPRESENTANTES DA UNIÃO EUROPEIA E DO BID VISITAM APAC DE SANTA LUZIA

Visita permite conhecer a inovadora metodologia brasileira de proteção e assistência a condenados
Publicada em 19/02/2014

A unidade prisional APAC de Santa Luzia, em Minas Gerais, recebeu a visita de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da representação da União Europeia no Brasil. A visita foi organizada pela equipe do Além dos Muros, projeto realizado pela AVSI no âmbito das APACs (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados).

 

Pelo BID, estiveram presentes Daniela Carrera, representante do banco no Brasil, Cesar Leyva, especialista de operações, e Jose Seligmann, coordenador geral em países Cone Sul. A União Europeia foi representada por Maria Rosa Sabbatelli, oficial de projetos da Delegação da UE no Brasil.

 

Os visitantes da APAC de Santa Luzia, em Minas Gerais, puderam conhecer um pouco da realidade das unidades prisionais caracterizadas, entre outros fatores, pela ausência de policiamento armado e pela atenção à efetiva ressocialização do condenado.

 

Segundo a coordenadora do projeto Além dos Muros, Déborah Amaral, a visita do BID representa o desdobramento de uma articulação que a AVSI vem desenvolvendo com o banco. “Há cerca de um ano, dialogamos sobre a possibilidade de uma intervenção e parceria com as APACs de Minas Gerais”, afirma. “A presença da União Europeia foi importante para dar solidez ao diálogo com a entidade, que já é parceira do projeto”, complementa Déborah.

 

Além do BID e da UE, estiveram presentes o diretor geral da AVSI no Brasil, Fabrizio Pellicelli, o diretor AVSI MG, Jacopo Sabatiello, o coordenador de Projetos do Instituto Minas Pela Paz, Enéas Melo, o superintendente de Articulação Institucional e Gestão de Vagas da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, Pabloneli de Sousa Vidal, e a diretora de Gestão de Vagas e Atendimento Judiciário na Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, Amanda Leal.

 

Diálogo com o BID

 

O BID é um dos maiores financiadores do desenvolvimento na América Latina e Caribe e apoia países para reduzir a pobreza e a desigualdade, com o objetivo de trazer desenvolvimento de uma maneira sustentável. Entre os temas de atuação está a segurança cidadã e justiça.

 

O BID planeja viabilizar recursos e iniciar algumas intervenções com o estado de Minas Gerais, apoiando o governo em relação ao problema da segurança pública, com a finalidade de reduzir os índices de criminalidade no estado.

 

Parcerias do Além dos Muros

 

A União Europeia contribui com o desenvolvimento do Além dos Muros por meio do financiamento viabilizado pelo IEDDH (Instrumento Europeu para Promoção da Democracia e dos Direitos Humanos). Além da UE, o programa de fortalecimento das unidades prisionais APAC conta com a parceria do Instituto Minas pela Paz, do Tribunal de Justiça, do governo de Minas, da FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados), da Amagis (Associação dos Magistrados Mineiros) e da Puc Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais).




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.