AVSI COMUNICA /

SOCIEDADE CIVIL DEBATE CAMARAGIBE MELHOR

O projeto foi destacado como estratégico para o município, no atual contexto de transformações
Publicada em 17/02/2014

Encontro


O auditório do Conselho de Saúde de Camaragibe, em Pernambuco, sediou mais um encontro entre equipe do Projeto Camaragibe Melhor, as organizações da sociedade civil (OSCs) do município e convidados.

 

O evento teve por objetivo realizar a reapresentação do Projeto, fazer a devolutiva do estudo sobre as OSCs de Camaragibe, apresentar a agenda das ações que foram realizadas em 2013 e as que serão realizadas de 2014 a 2016, além de definir as temáticas dos “Encontros Formativos”, uma das atividades de fortalecimento das organizações da sociedade civil no âmbito do Projeto.

 

Na apresentação, foi retomada a discussão sobre a importância estratégica de realização desse projeto para o município, tendo em vista o atual contexto de transformações urbanas e a preocupação tida em atrelá-las ao desenvolvimento social, a partir da capacitação profissional de jovens e do fortalecimento institucional e político da sociedade civil de Camaragibe.

 

Além disso, destacou-se a importância da parceria realizada entre a proponente AVSI, a Secretaria das Cidades do Governo do Estado de Pernambuco e a Prefeitura de Camaragibe para a realização do Projeto Camaragibe Melhor e da elaboração e execução de um plano de desenvolvimento urbano integrado para o município.

 

O encontro, realizado na primeira semana de fevereiro, contou com a presença de cerca de 50 lideranças locais, além de conselheiros da saúde e da criança e do adolescente, a secretária e o presidente do Conselho de Assistência Social, um representante da Secretaria de Assistência Social e também da secretaria de Planejamento do Município, além da Secretaria das Cidades, ambos parceiros do Projeto.

 

Os representantes das OSCs de Camarabibe aproveitaram a oportunidade para apresentar as ações desenvolvidas por suas organizações, passar informes e convites para os presentes e expor suas demandas frente ao poder público.

 

 

Encontros Formativos

A partir de uma dinâmica com o grupo, foram levantadas 19 temáticas a serem abordadas nos Encontros Formativos, ação que visa fortalecer o diálogo entre o poder público e a sociedade civil.

 

Dentre os temas escolhidos, destacam-se: segurança no município, transporte alternativo, mobilidade, direito do idoso, deficiente e da criança e do adolescente, consultoria para formalização de entidades, atendimento das unidades básicas de saúde, drogas, educação infantil, lazer, saneamento básico, coleta seletiva, direitos eleitorais, exploração sexual de crianças e adolescentes e saúde mental.

 

A mobilidade será o tema do primeiro Encontro Formativo, que está previsto para ocorrer no final de março.




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.