AVSI COMUNICA /

UNIÃO EUROPEIA APROVA PROJETO DA AVSI SOBRE PROTAGONISMO FEMININO

A iniciativa busca promover o desenvolvimento social, político e econômico de mais de 16 mil mulheres
Publicada em 20/02/2014

Protagonismo feminino é foco da iniciativa aprovada


Em fevereiro, a Cooperárvore, cooperativa social do Programa Árvore da Vida, inicia através do incentivo da União Europeia um projeto para promover a paz e o protagonismo feminino no Complexo Jardim Teresópolis, localizado em Betim (MG).

 

Durante 30 meses, o projeto pretende contribuir com o desenvolvimento social, político e econômico de cerca de 15 mil mulheres residentes do Jardim Teresópolis, que participarão de eventos como seminários e campanhas, para sensibilizar a opinião pública sobre a violência contra a mulher e estimulá-las a assumir cada vez mais um papel de protagonista frente à sociedade.

 

O projeto oferecerá a outras 300 mulheres e famílias identificadas em situação de risco e violência doméstica, a assistência jurídica e social gratuita através do atendimento para a mediação de conflitos.

 

Com esta iniciativa, a Cooperárvore também vai beneficiar as cooperadas e suas famílias, ao criar oportunidades de diálogo e convivência familiar; possibilitar a melhora da qualidade econômica e social por meio da abertura de vagas na cooperativa; aumentar o faturamento e ampliar os negócios, a partir do oferecimento de cursos às cooperadas sobre missão dentro de uma organização, visão estratégica e cooperativismo.

 

Resultados previstos

 

Espera-se, ao final do novo projeto, um aumento de 30% no faturamento da cooperativa, a duplicação do número de associadas – todas qualificadas nas áreas de confecção e cooperativismo –, a oferta de serviços gratuitos de orientação familiar e de mediação de conflitos para mulheres e famílias de Jardim Teresópolis, bem como a criação de oportunidades de diálogo e convivência para cooperadas e suas famílias.

 

Cooperárvore

 

A Cooperárvore está inserida no Árvore da Vida, Programa de Responsabilidade Social do Grupo FIAT, desenvolvido pela AVSI e pela Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), em Minas Gerais.

 

Formada por 20 mulheres, a cooperativa consolidou suas atividades durante os últimos oito anos de atuação, permitindo, na fase atual, planejar a expansão da sua estratégia de mercado, bem como a organização necessária para ofertar novas iniciativas direcionadas à redução da violência contra mulheres.




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.