AVSI COMUNICA /

UNIÃO EUROPEIA FILMA EXPERIÊNCIA DE UNIDADE PRISIONAL APAC

As gravações divulgarão projetos de Direitos Humanos financiados pela instituição em cidades-sede da Copa 2014
Publicada em 20/02/2014

Nesta quarta-feira (19), uma equipe de filmagem de Bruxelas foi enviada pela União Europeia (UE) para gravar a experiência da unidade prisional APAC em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

 

A filmagem faz parte de um projeto que está sendo desenvolvido pela UE, através do Instrumento Europeu para a Democracia e Direitos Humanos (IEDDH): “Copa do Mundo 2014. O futebol tem suas regras, o mundo tem seus direitos”.

 

A proposta é retratar, através de um documento escrito e de um vídeo, as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 (suas características e do estádio) e um projeto de destaque em Direitos Humanos no local.

 

Em Belo Horizonte, o projeto escolhido foi o Além dos Muros, financiado pela UE – por meio do IEDDH – e desenvolvido pela AVSI desde 2011 em parceria com o Instituto Minas Pela Paz, a FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados), o TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) e a AMAGIS (Associação de Magistrados Mineiros).

 

Segundo Déborah Amaral, a coordenadora do projeto, o vídeo e o documento escrito contribuirão para divulgar a inovadora metodologia brasileira de atenção e efetiva ressocialização de condenados a penas privativas de liberdade.

 

A divulgação da experiência é direcionada para a network da UE, em Bruxelas, e ocorrerá no período da semi-final do mundial esportivo de futebol.

 

Alvo das filmagens

 

A equipe captou imagens que retratam o dia-a-dia dos condenados, como em atividades de trabalho, laborterapia, atendimento e estudo. Também foram realizadas entrevistas com recuperandos, funcionários da APAC Santa Luzia e representantes da AVSI.

 

A equipe de filmagem foi composta por seis profissionais: Andre Zaleski (Jornalista), Corantin Parmentier (cinegrafista), Tristan Galand (produtor), Michel Falisse (coordenador), Yannick Falisse (audio) e Natalie Cloop (fotógrafa).

 

Em breve, o vídeo estará disponível também no site AVSI Brasil.



Links relacionados

Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.