AVSI COMUNICA /

SEMEANDO CIÊNCIA CERTIFICA ALUNOS DAS PRIMEIRAS TURMAS

A conclusão do curso foi marcada pelo elogio ao desempenho dos alunos e incentivo à contínua busca pela qualificação profissional
Publicada em 27/02/2014

O incentivo aos jovens foi a tônica da certificação das primeiras turmas do projeto Semeando Ciência no Pacto Pela Vida, no dia 25. A fala de todas as autoridades, jovens e familiares presentes na cerimônia fizeram referência à persistência dos 56 alunos que concluíram o curso e à necessidade de se manterem firmes na busca de novas qualificações.

 

A cerimônia aconteceu na Biblioteca Central dos Barris, em Salvador, e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Cézar Lisboa, do coordenador do Programa Jovens Baianos, Jabes Soares, da Gerente de Projetos da AVSI Brasil, Lareyne Almeida, do coordenador de Política de Juventude (SERIN), Vladimir Costa, além de representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTI).

 

Os 56 jovens formados concluíram o curso de Helpdesk e, assim, estão aptos a oferecer serviços de suporte ao usuário de informática. Os alunos residem nas comunidades de Nordeste de Amaralina, Fazenda Coutos e Itinga, comunidades de Salvador e região metropolitana que contam com Bases Comunitárias de Segurança (BCS).

 

Além dos certificados, cada aluno recebeu um tablet, para quepossam praticar o conhecimento adquirido durante o curso e continuar com as atividades iniciadas, como o blog criado para divulgar os serviços públicos ofertados para a população local.

 

Exposição de fotos da comunidade

 

Conduzido pelos alunos Pedro Lago e Dilvani Estrela, o evento também expôs fotos produzidas pelos jovens como parte do trabalho “Como vejo minha comunidade”, desenvolvido ao longo do curso. As imagens retratam o cotidiano das três comunidades de Salvador e região metropolitana onde os jovens residem: AmaralinaFazenda Coutos e Itinga.

 

Um videoclipe produzido pela equipe do projeto mostrou o processo de captação das imagens e a apresentou os blogs das comunidades.

 

 

Primeiros passos

 

O jovem de Nordeste de Amaralina, Valdialisson Sales, orador da turma, agradeceu e parabenizou o projeto pela qualificação e, sobretudo, pela proposta de formação humana. Além disso, o jovem falou sobre a importância da iniciativa para a comunidade.

 

“O projeto nos deu oportunidade de mostrar que nas nossas comunidades tem gente de bem. E a prova disso são todos vocês que lutaram e persistiram até o final. Hoje sou um homem melhor, com mais conhecimento, confiança, novas amizades e muita garra pra enfrentar o mercado de trabalho. E todos aqui estão aptos para encarar essa nova jornada”, comemora Valdialisson.

 

Os familiares, satisfeitos com os resultados do curso, alimentam expectativas para o futuro após esta experiência. A senhora Lúcia Sodré, mãe do jovem Micaell Sodré, agradeceu a oportunidade que foi dada aos jovens pelo projeto e disse estar muito feliz. “Fiquei muito emocionada, muito feliz mesmo. Esse grupo de alunos que vi aqui hoje é o orgulho da gente”, conta emocionada.

 

Já o filho, Micaell, comenta que o curso foi uma ótima experiência, principalmente por causa dos professores. “Apesar de algumas dificuldades, continuei por causa do ensino, que é excelente”. E complementa: “o curso abriu meus olhos, antes eu procurava um objetivo e agora eu sei que eu quero me profissionalizar na área de informática”. Micaell completa que para realizar esse desejo, ele pretende ingressar na faculdade.

 

A gerente de projetos da AVSI Brasil, Lareyne Almeida, parabenizou todas as pessoas envolvidas no projeto e incentivou os jovens a continuar buscando novos caminhos. “Não desistam. Insistam e invistam nos seus sonhos. Trabalhem para isso. Espero que esta tenha sido uma das nossas contribuições para vocês. O curso termina, mas o projeto continua, e a equipe continua à disposição de vocês”, lembra.

 

Para o secretário da SEDES, Cezar Lisboa, a participação no Semeando Ciência é uma nova etapa na vida dos jovens. “Ao receber este diploma estes jovens estão recebendo o instrumento para uma possibilidade profissional”, por isso, recomenda que estudem mais e sigam em frente. 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.