AVSI COMUNICA /

II ENCONTRO ANUAL AMÉRICA LATINA REÚNE A REDE AVSI NO PERU

O evento, que visa o compartilhamento de expertises, contou com a presença de representantes de 11 países
Publicada em 26/06/2019
Visita a uma obra da ONG CESAL Visita a uma obra da ONG CESAL O evento contou com a presença de representantes de 11 países Debates sobre migração, agricultura inteligente e nutrição fizeram parte da programação O evento contou com a presença de representantes de 11 países Debates sobre migração, agricultura inteligente e nutrição fizeram parte da programação Debates sobre migração, agricultura inteligente e nutrição fizeram parte da programação

 

Direcionado a Rede de sócios fundadores e filiais da Fundação AVSI, aconteceu no início deste mês o II Encontro Anual América Latina (EAAL), em Lima, no Peru. O evento, que fomenta o compartilhamento de expertises e o fortalecimento institucional da Rede no continente latino-americano, contou com a presença de cerca de 40 participantes representando 8 organizações que fazem parte da Rede da Fundação AVSI na América Latina.

 

Além da AVSI Brasil, o EAAL contou com a presença de representantes da Fundação AVSI, de suas filias do Equador, México, Peru e Caribe; organizações sem fins lucrativos de diferentes países – ACDI (Argentina), CREN (Brasil), CRECEMOS DIJO (México), Fundação Sembrar (Equador), Fundação Domus (Chile) e CESAL (Espanha, Haiti, Honduras, Peru e República Dominicana); o sócio da Fundação AVSI e parceiro da Rede América Latina AVSI-USA (Estados Unidos). Além disso, cerca de 15 participantes externos, representando financiadores e aliados da Rede, também contribuíram para o encontro.

 

Apresentações e debates sobre migração, cidades resilientes, agricultura inteligente e nutrição fizeram parte da programação. Além disso, foi realizada uma visita a uma obra da ONG CESAL, em Huachipa, com o intuito de abordar temas relacionados as mudanças climáticas, meio ambiente, cidades sustentáveis e apresentar suas experiências em fortalecimento de Organizações da Sociedade Civil, na comunidade local de Nuevo Amanecer e em desenvolvimento econômico local em Taller Siray Wasi.

 

No evento, foi possível avançar em objetivos como: promover o estímulo de uma estratégia regional, baseado no potencial da Rede AVSI;  fortalecimento institucional da Rede AVSI América Latina, abordando processos administrativos e de gestão; participação dos principais atores da cooperação internacional e do setor privado para abordar temas relevantes no último ano na região latinoamericana e tiveram atuação das instituições que pertencem à Rede AVSI e contribuição à Agenda 2030. Junta, toda a Rede América Latina contribui para 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e mais de 60 metas dos ODS.

 

Fundação AVSI na América Latina

A Rede de sócios fundadores e filiais da Fundação AVSI na América Latina é composta por organizações que, apesar de percursos distintos, compartilham a mesma missão e princípios da AVSI. Por isso, através do EAAL, busca-se construir uma parceria que promoverá o fortalecimento individual das instituições envolvidas a partir do impulsionamento de uma identidade coletiva, de forma que isso atraia novas iniciativas, financiadores e parceiros.

 

Além disso, o contexto proporcionou o início da elaboração do portfólio da Rede AVSI América Latina, fruto do trabalho de sócios fundadores e filiais da AVSI, que busca destacar o papel da Rede como um patrimônio, mantendo a sua capacidade técnica e o histórico gerado por cada organização ao longo dos anos de atuação.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.