AVSI COMUNICA /

GUERREIRA ZEFERINA CERTIFICA MORADORES EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES E DE FORTALECIMENTO COMUNITÁRIO

A certificação aconteceu na Câmara Municipal de Salvador reunindo beneficiários e parceiros do projeto
Publicada em 17/07/2019
O evento aconteceu na Câmara Municipal de Salvador Formandos do curso de Instalação Elétrica Residencial com NR10 Os professores Jacson Estrela e Sandrine Costa estiveram presentes para prestigiar os alunos Representantes do SENAI, Parque Social, Prefeitura Municipal de Salvador e AVSI Brasil A cerimônia foi conduzida por moradores da comunidade Guerreira Zeferina / Foto: Jacson Estrela Entrega dos certificados do curso de Panificação Básica / Foto: Jacson Estrela Ao todo foram entregues certificados de 6 formações distintas / foto: Jacson Estrela Joana Oricco, assessora estratégica da AVSI Brasil, parabenizando os formandos/foto: Jacson Estrela A presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, Tânia Scofield abriu o evento / Foto: Jacson Estrela Formandos do curso de confeitaria básica

 

O Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador foi palco da certificação de moradores da comunidade Guerreira Zeferina, na tarde da última segunda (15). O projeto de requalificação da comunidade é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS) e conta com a AVSI Brasil para o planejamento e a realização das ações sociais para o desenvolvimento integral das famílias moradoras.

 

Ao todo, foram seis cursos oferecidos pela AVSI Brasil em parceria com o SENAI e a ONG Parque Social, certificando 56 alunos em múltiplas áreas: Produção de Salgados e Folhados; Panificação Básica; Confeitaria Básica; Noções Básica de Instalação Elétrica Residencial com NR10; Formação de Lideranças; e Fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil.

 

“Eu optei por fazer o curso porque sempre tive interesse na área de confeitaria e a minha experiência foi, sem dúvida, maravilhosa. Tenho certeza que levaremos o aprendizado e a arte de confeitar pelo resto das nossas vidas”, afirmou Luciene Santos, aluna do curso de confeitaria básica ao receber seu certificado.

 

A presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, Tânia Scofield abriu o evento enfatizando que o projeto de revitalização da comunidade Guerreira Zeferina é mais do que a entrega de uma unidade habitacional, representa a melhora da expectativa de vida. “Uma das formas da gente conseguir uma melhoria na nossa condição de vida é se capacitando, tendo cursos, criando conhecimentos, e foi o que vocês fizeram”.

 

Entre os parceiros do projeto, estiveram presentes na ocasião o representante da Casa Civil, Paulo Hermida, a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos, a diretora de Proteção Social Básica da Sempre, Emanuele Rodovalho, a diretora do Parque Social, Sandra Paranhos, e o representante do SENAI, Leandro Matioli. A cerimônia foi conduzida por moradores da comunidade Guerreira Zeferina.

 

Para Joana Oricco, assessora estratégica da AVSI Brasil, foi de grande importância a participação dos moradores da comunidade para que o projeto Guerreira Zeferina gerasse bons resultados. “O projeto não seria nada sem a participação da comunidade e vocês têm o papel principal. Não bastaria existir a intervenção por parte da Prefeitura ou qualquer trabalho que a AVSI porventura colocasse em prática, sem que vocês pudessem participar e juntamente conseguir com que essa transformação fosse significativa para todos. Hoje a gente finaliza nossa atuação dentro dessa iniciativa de maneira feliz e com o sentimento de dever cumprido”.

 

Arnaldo Silva, que participou da formação de liderança e fortalecimento das organizações da sociedade civil, conta que o conteúdo aprendido será colocado em prática em benefício da Guerreira Zeferina: “Esse curso foi muito importante para o fortalecimento das lideranças comunitárias e das lideranças sociais, porque a gente aprendeu como trabalhar e como desenvolver nossa comunidade”.

 

Já a professora do módulo de formação humana, Sandrine Costa, destacou o sentimento de dever cumprido ao ver a certificação dos alunos. “Eles têm uma vida muito corrida, muito difícil e a gente tem noção do quanto esses cursos podem fazer a diferença na vida deles. Vê-los começar e terminar é muito gratificante. Saber que de algum modo eu fiz parte disso, me deixa muito feliz”, relata.

 

Guerreira Zeferina

 

O projeto de requalificação da comunidade Guerreira Zeferina, no subúrbio de Salvador, conta com o financiamento da Prefeitura e a parceria de instituições como Senai, Sebrae e Parque Social.

 

A AVSI Brasil atua no desenvolvimento da comunidade através do planejamento e execução do Plano Social – que detalha as ações sociais para os moradores -, complementando o trabalho de infraestrutura realizado pela PMS. As atividades são realizadas desde novembro de 2015, com o objetivo de promover o exercício da participação das famílias para melhor qualidade de vida e sustentabilidade dos bens.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.