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CONSULTOR EXTERNO AVALIA POSITIVAMENTE AS AÇÕES SOCIAIS DO PROJETO GUERREIRA ZEFERINA

A avaliação foi feita a partir de entrevistas, análise de documentos e dados de monitoramento
Publicada em 04/09/2019
A reunião de apresentação de resultados aconteceu no escritório da AVSI Brasil em Salvador O avaliador destacou uma melhora significativa na condição de habitação das pessoas Um ponto destacado pelo consultor foi a participação dos moradores em cursos profissionalizantes

 

O trabalho de acompanhamento das famílias da comunidade Guerreira Zeferina durante a obra e pós-ocupação foi avaliado positivamente por Francesco Di Villarosa, consultor contratado para realizar a avaliação externa do desenvolvimento das ações do projeto Guerreira Zeferina. No âmbito da ação social, os pontos destacados pelo consultor como assertivos foram o desenvolvimento de cursos e oficinas, o número significativo de participantes nas reuniões, atendimentos e assistência aos moradores e adesão do aplicativo e manual do morador.

 

A reunião de apresentação de resultados aconteceu no escritório da AVSI Brasil em Salvador e contou com o consultor e os parceiros: Paulo Hermida, representando a Casa Civil, Emanuele Rodovalho, diretora de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre/PMS), Adriana Cardoso, assistente social da Fundação Mário Leal Ferreira, e as representantes da AVSI Brasil, Marcele Seixas e Joana Orricco.

 

“Ocorreu uma melhora muito grande do que chamamos de condições de habitação das pessoas, moradia, estrutura, água, esgoto, espaços públicos e equipamentos”, destacou o avaliador a respeito do projeto em geral.

 

A avaliação foi realizada a partir de análises de documentos, dados quantitativos e qualitativos de monitoramento produzidos pelo projeto, entrevistas com pessoas chave envolvidas na condução do Programa de Requalificação e do Plano Social da comunidade.

 

“A avaliação externa não é tanto você descobrir coisas novas, mas acho que a grande vantagem é você observar e comentar pontos numa perspectiva diferente daquelas utilizadas. É basicamente você olhar as coisas de outra forma, gerando lições e aprendizagem”, afirma Villarosa, que ressaltou na sua avaliação a importância das organizações parceiras do projeto estarem relacionadas de forma transparente e com compromissos formais, gerando uma recíproca relação de confiança com os beneficiários.

 

Emanuele Rodovalho, da Sempre/PMS, destacou a importância da avaliação externa que proporciona às organizações envolvidas aprendizados. “Eu vejo de forma muito positiva a avaliação porque é interessante para a gente que está envolvido diretamente no projeto ter alguém com a visão que possa fazer ponderações e identificar pontos sensíveis do processo”. A diretora de Proteção Social Básica da Sempre também enfatiza a satisfação com a finalização positiva do projeto Guerreira Zeferina. “Eu me sinto feliz com o processo todo. Foi um projeto audacioso, inovador e que demonstrou a possibilidade de ter, a partir de uma gestão pública, projetos de sucesso e de case nacional”, afirma.

 

 

O projeto

O projeto de requalificação da comunidade Guerreira Zeferina, no subúrbio de Salvador, conta com o financiamento da Prefeitura e a parceria de instituições como Senai, Sebrae e Parque Social.

 

A AVSI Brasil atua no desenvolvimento da comunidade através do planejamento e execução do Plano Social – que detalha as ações sociais para os moradores –, complementando o trabalho de infraestrutura realizado pela PMS. As atividades foram realizadas desde novembro de 2015, com o objetivo de promover o exercício da participação das famílias para melhor qualidade de vida e sustentabilidade dos bens.

 

Ao todo, em 4 anos de projeto, foram realizadas diversas ações sociais:

 

  •          334 cadastros de famílias residentes na comunidade;
  •          660 atendimentos individuais;
  •          23 reuniões do grupo gestor;
  •          15 reuniões comunitárias;
  •          9 cursos profissionalizantes com mais de 90 beneficiários certificados;
  •          11 oficinas (voltadas para adultos e crianças);
  •          Distribuição de 601 lâmpadas LED para 112 famílias;
  •          Cadastro e inserção de 50 famílias na tarifa social da concessionária de energia local;
  •          113 vistorias nas unidades habitacionais;
  •          199 exemplares do Manual de Utilização das Instalações Condominiais entregues;
  •          26 crianças acompanhadas ao cinema pela primeira vez.

 



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