Anuncio

Integração de pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela será tema de encontros multissetoriais e de exposição fotográfica, em São Paulo

Encontros irão reunir organizações que atuam na temática do refúgio e migração no Brasil, além de especialistas e representantes do poder público e privado, entre maio e junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Refugiado

A autonomia e o desenvolvimento integral de pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela serão temas de dois encontros multissetoriais e de uma exposição fotográfica gratuita, em São Paulo, a partir do dia 27 de maio. As atividades serão realizadas no edifício do Banco do Brasil (Torre Matarazzo), na avenida Paulista, e irá reunir organizações que atuam na temática do refúgio e migração no Brasil, além de especialistas e representantes do poder público e o setor privado. Os encontros serão abertos ao público e convidados, mediante inscrição prévia para os seminários, e todos os eventos são gratuitos.

A iniciativa é realizada pela AVSI Brasil, que implementa o projeto social Acolhidos por meio do trabalho, com recursos do PRM/EUA. A edição de São Paulo tem o patrocínio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e da Fundação Bernard van Leer (FBvL), que atuam com a população refugiada e migrante venezuelana no Brasil.

A programação contará com o relançamento da exposição fotográfica Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil, com fotos de Antonello Veneri, exibida em Brasília (DF), no ano passado. A mostra tem a curadoria de Benedetta Fontana e ilustra o percurso realizado por centenas de famílias venezuelanas desde que chegam no Brasil em busca de acolhimento, nos abrigos da Operação Acolhida. Veneri acompanhou diversas famílias que integraram o projeto Acolhidos por meio do trabalho, e conseguiram oportunidades de emprego junto à iniciativa privada e, então, a autonomia financeira e a integração social. A exposição integra o calendário cultural do CCBB SP, parceiro na realização da mostra na capital paulista, e estará aberta diariamente, a partir do dia 27 de maio até 26 de junho, semana em que se comemora o Dia Mundial do Refugiado (20).

Já os encontros multissetoriais serão realizados no formato de seminários, e irão reunir especialistas e organizações que atuam na temática do refúgio e migração. De acordo com Fabrizio Pellicelli, diretor-presidente da AVSI Brasil, o intuito dos eventos é compartilhar experiências exitosas a partir do envolvimento de parceiros estratégicos e de diversos setores envolvidos nesta temática.

O primeiro seminário será realizado no dia 30 de maio e irá abordar a emergência humanitária venezuelana e as ações desenvolvidas no âmbito da Operação Acolhida, entre elas o projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado pela AVSI Brasil. O encontro busca sensibilizar empresas para a contratação de venezuelanos em empregos formais e terá a participação do diretor-presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, do representante do ACNUR no Brasil, José Egas; do secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania,  Robson Tuma, da gerente sênior de Direitos Humanos e Gênero na Rede Brasil do Pacto Global, Tayná Leite; da Coordenadora de Projeto na OIM, em São Paulo, Carla Lorenzi; e do gerente de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da Construtora Tenda, Lucas Nichele de Moura. A empresa atua no ramo da construção civil e aderiu ao projeto com a contratação de refugiados venezuelanos.

Para o representante do ACNUR no Brasil, Jose Egas, o Brasil tem sido exemplar no acolhimento de pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela, provendo assistência humanitária emergencial e oportunidade de integração socioeconômica em várias cidades do país. Neste sentido, “a exposição e os seminários promovidos pela AVSI são uma oportunidade única para que o público de São Paulo conheça estas histórias de resiliência e para que o setor privado possa se envolver nesta resposta”.

O segundo seminário será realizado no dia 15 de junho e irá abordar o processo de integração local de famílias com crianças refugiadas e migrantes venezuelanas, considerando a importância de instrumentos de sensibilização para as administrações locais, na garantia do acesso a serviços de assistência, saúde e educação. O encontro terá a participação de Fabrizio Pellicelli, diretor-presidente da AVSI Brasil, Cláudia Vidigal, representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, Robson Tuma, secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania,  Carlos Bezerra Jr., secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de SP,  e Andréia Neres, secretária de projetos especiais na Prefeitura de Boa Vista/RR, além da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

A crise humanitária na Venezuela

A Venezuela enfrenta uma intensa situação política, econômica e social, reconhecida pela comunidade internacional como uma das maiores crises humanitárias da América Latina. Como resultado dessa crise, desde 2018 milhares de venezuelanos atravessaram a fronteira brasileira em busca de abrigo, gerando pressões sociais e econômicas no estado de Roraima, especialmente nas cidades de Boa Vista e Pacaraima.

De acordo com estimativas governamentais, mais de 670 mil pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela entraram no Brasil desde 2017, sendo que cerca de 300 mil permanecem no país. O principal ponto de entrada desta população no Brasil é o estado de Roraima.

O projeto

O projeto Acolhidos por meio do trabalho conta com o envolvimento do Instituto Migrações para os Direitos Humanos (IMDH), Fundação AVSI e AVSI-USA e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos EUA.. O projeto também tem o apoio institucional da Casa Civil da Presidência da República, ACNUR, Pacto Global, OIM e de entidades da sociedade civil que atuam na temática do refúgio e da migração. Esta edição também conta com o apoio do Consulado da Itália, em São Paulo.

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO ACOLHIDOS: o percurso da Venezuela à integração no Brasil

De 27 de maio à 26 de junho

Seg a sex (das 8h às 20h). Sáb. Dom. e Feriados (10h às 18h)

Local: Edifício Banco do Brasil/Torre Matarazzo

Av. Paulista, 1230, Bela Vista, São Paulo/SP

Entrada: Gratuita

Classificação etária: livre

SEMINÁRIO A resposta humanitária visando a autonomia de refugiados e migrantes venezuelanos

Data: 30 de maio (segunda-feira)

Das 10h às 12h30

Local: Edifício Banco do Brasil/Torre Matarazzo

Av. Paulista, 1230, Auditório 5º andar, Bela Vista, São Paulo/SP

Entrada: mediante inscrição prévia pelo link https://forms.gle/rKtavs7Hh6u3wfoo8

SEMINÁRIO Desenvolvimento integral de crianças e cuidadores refugiados e migrantes venezuelanos

Data: 15 de junho (quarta-feira)

Das 10h às 12h30

Local: Edifício Banco do Brasil/Torre Matarazzo

Av. Paulista, 1230, Auditório 5º andar, Bela Vista, São Paulo/SP

Entrada mediante inscrição prévia pelo link: https://forms.gle/sFSZqNzPAPFhumEB6