AVSI COMUNICA / Notícias

JOVENS REALIZAM CURSO DE AUDIOVISUAL

Exercitando o que aprenderam nas aulas teóricas, os alunos registraram a visita de crianças ao Centro de Difusão de Ciência
Publicada em 27/01/2017

 

Valorizando o atual uso da tecnologia, o projeto Guerreira Zeferina, em Salvador (BA), deu início à primeira turma do Curso de Vídeo e Fotografia com Celular. A iniciativa que está capacitando 11 jovens de 15 a 20 anos aborda a arte de fotografar e filmar como meio de inclusão social e cultural, além entreter e registrar momentos.

 

“No curso, eu abordo a composição fotográfica, as regras clássicas de enquadramento, dicas de gravação, luz, equilíbrio, posições de câmera e os aplicativos gratuitos para edição. Com isso, estamos incorporando essa arte no dia a dia dos alunos”, explica o cineasta, diretor e roteirista Alex Souzan, professor do curso.

 

A fotografia e o vídeo fazem parte do cotidiano. “O principal objetivo do curso é desconstruir um pouco a contaminação das mídias atuais, ampliando o olhar dos alunos para as técnicas fotográficas, estimulando-os a ir além do self, do registro pessoal. Dentro do curso, o grande questionamento que fazemos é sobre a comunidade Guerreira Zeferina do futuro: como é a comunidade que eu quero? Através do vídeo e da fotografia, com o olhar que estão adquirindo aqui, esses jovens podem construir coisas belas”, completa o professor Alex.

 

Para exercitar o que aprenderam, os alunos participaram de uma aula prática no Centro de Difusão de Ciência, localizado no Centro de Orientação da Família (COF), também no Subúrbio de Salvador. Na ocasião, crianças da comunidade Guerreira Zeferina e seus responsáveis foram conhecer o espaço e os estudantes do curso registraram tudo em fotos e vídeos.

 

Eu já aprendi várias coisas, vejo a fotografia como um meio para trabalho, tem sido muito bom”, explica a aluna Adriana Almeida, 16 anos. Seu colega Iago Santos, 18 anos, também conta o que mais o atraiu: “O que eu mais gostei foi a regra dos terços, que nos ensina o enquadramento. Fotografia sempre foi um hobby, mas com o curso pode virar um trabalho, estou aprendendo muito”, afirma.

 

Além da visita ao Centro de Difusão de Ciência, o curso contemplou a presença dos alunos na própria comunidade, que está em obras. De acordo com a gerente das ações sociais do projeto por parte da AVSI Brasil, Marcele Andrade, os alunos usaram o conhecimento adquirido no curso para registrar a transformação da comunidade, sempre refletindo sobre os anseios para a Guerreira Zeferina do futuro.

 

O projeto de Requalificação da Área Guerreira Zeferina é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador e conta com a AVSI Brasil para a realização das ações sociais para o desenvolvimento integral da comunidade.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte