AVSI COMUNICA / Notícias

CRECHE GIUSSANI É REINAUGURADA APÓS REFORMA

Cerimônia conta com exposição de painéis fotográficos sobre Luigi Giussani
Publicada em 15/02/2017

Beleza e memória marcaram o início do ano letivo na Creche Luigi Giussani, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. As crianças e suas famílias chegaram cedo à instituição, na manhã de ontem (14), e se depararam com um espaço ainda mais bonito e bem cuidado, graças à reforma realizada nos últimos dois meses. Além disso, puderam conhecer mais sobre a vida e a trajetória do educador e padre que dá nome à obra educativa.

 

A avó das gêmeas Thaíza e Thaiana estava contente. “A creche é muito boa, organizada, limpa, e agora tá ainda melhor”, conta dona Cristina Bonfim. A instituição passou por uma reforma estrutural nos últimos dois meses, que incluiu pintura, renovação da parte elétrica, reparos no telhado, gramado novo, compra de equipamentos internos, entre outros itens. O recurso para a obra, cerca de 180 mil reais, foi doado pelo grupo católico Fraternidade de Comunhão e Libertação (Fraternità de Comunione e Liberazione).

 

A cerimônia de reinauguração contou com a presença de cerca de 80 pessoas, entre elas autoridades locais, integrantes da Associação Luigi Giussani, membros da fraternidade de CL, representantes de obras educativas parceiras e colaboradores da AVSI Brasil.

 

Diferencial

Um dos aspectos que destacam a creche tem a ver com a perspectiva de educação ensinada por Luigi Giussani. “Para ele, educar é uma vocação, não é exclusivamente um trabalho” lembrou Fabrizio Pellicelli, diretor presidente da AVSI Brasil. “Quem colabora com a creche ou trabalha nela tem essa grande motivação ideal. Nós somos filhos desse educador e queremos transferir para as crianças e suas famílias a educação que recebemos dele, sendo presença dentro desta comunidade”, complementa.

 

De modo semelhante, o responsável pela Comunidade de Comunhão e Libertação, Otoney Alcântara, ressaltou que a doação de si mesmo para formar outras pessoas – um dos ensinamentos do educador – é uma característica marcante na creche. Além disso, lembrou que “para D. Giussani, a pessoa tem um valor fundamental e, nesse sentido, a educação passa a ser decisiva, porque só por meio da educação se gera pessoas verdadeiras”.

 

A diretora da creche, Nilzete Silva, reforçou o compromisso dos profissionais empenhados no dia a dia da instituição. “Eu falo sempre para as professoras que, se a gente não tiver amor pra trabalhar com essas crianças, é melhor fazer outras coisas”. As famílias reconhecem esse carinho e confiam na instituição. “Eu não tenho palavras pra agradecer pelo trabalho da creche. Muitas mães não trabalhavam e agora podem deixar seus filhos aqui. Minha filha se desenvolveu muito bem”, afirma Roberta Guerra, mãe da pequena Ana Luiza.

 

A secretária de Educação, Paloma Modesto, prestigiou o evento e afirmou que conhecer a creche fez renascer a esperança em um país melhor. “Aqui as crianças recebem o acolhimento que merecem”, concluiu. Já o vereador Joceval Rodrigues destacou que, para ele, a forma de pensar de D. Giussani o encanta e impulsiona a fazer o bem e a servir às pessoas por meio da vida pública.

 

Exposição fotográfica

Para celebrar a reinauguração, foi realizada pela AVSI Brasil a mostra “Da minha vida à vossa”, que conta com 14 painéis organizados pela Fraternidade de Comunhão e Libertação sobre a trajetória de D. Giussani. Ao final do evento, o responsável de CL em Salvador guiou alguns dos presentes pela mostra, ressaltando a importância do educador e a originalidade de seus pensamentos.

 

Ao longo do ano, os painéis serão expostos em diferentes espaços de Salvador e retornarão à creche para que as professoras, as crianças e suas famílias possam conhecer mais sobre a vida de Luigi Giussani.

 

Fotos: Cesare Simioni



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.