AVSI COMUNICA / Notícias

AUTORIDADE É TEMA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

No encontro, professores refletem sobre a prática a partir dos fatores educativos abordados por Luigi Giussani
Publicada em 09/03/2017
Educadores do Projeto Semente de Ciência

 

O segundo encontro de Formação de Educadores do Projeto Semente de Ciência trouxe para professores e funcionários a reflexão sobre o conceito e aplicação da autoridade na construção do conhecimento e desenvolvimento pessoal do aluno.

 

O encontro realizado no final de fevereiro, coordenado pelo gerente de projetos Danillo Holzmann, foi baseado nos fatores educativos apresentados por Luigi Giussani no livro "Educar é um risco".  Entre os ensinamentos, a crise de autoridade e a importância em não torná-la um abuso de poder com violência foram destaques.

 

“A autoridade é alguém que encarna os valores que acredita. É a pessoa que vive o que acredita”, disse o gerente. Para Danillo, o educador precisa pensar além das aulas e conteúdos que devem ser passados para os alunos. É necessário pensar em como as atitudes e situações cotidianas impactam e formam o estudante para além do âmbito profissional.  “É necessário ser uma referência autêntica para o aluno”.

 

A professora de Formação Humana, Carolina Tude, acredita que o momento de Formação de Educadores é “fundamental”. “É um ambiente de partilha, comunicação e troca entre os professores. O espaço que temos para trocar experiências e entender melhor o trabalho do outro”, conta.  Para Carolina, a atividade também é importante para tomar “consciência da prática em educar e refletir para proporcionar mudanças em sala de aula”.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte