AVSI COMUNICA / Notícias

PROJETO JUCATI SUSTENTÁVEL PROMOVE INTERCAMBIO AGROECOLÓGICO

A ação voltada para a troca de conhecimentos beneficiou 22 participantes do projeto
Publicada em 28/03/2017

 

Tendo como foco métodos e técnicas de fácil aplicabilidade, baixo custo, que não agridem a natureza e ainda ajudam a solucionar problemas sociais, o projeto Jucati Sustentável promoveu, no agreste de Pernambuco, um dia de intercâmbio voltado para as tecnologias sociais e agroecológicas. A ação faz parte do processo de fortalecimento do conhecimento dessas alternativas.

 

Na ocasião, 22 participantes do projeto que são beneficiados com sistemas de de bioágua familiar, uma tecnologia que reutiliza águas cinzas domésticas para a agricultura familiar, conheceram uma propriedade localizada em Garanhuns, município de Pernambuco, que é considerada como modelo em agroecologia.

 

“O intercâmbio serviu para entendermos o nosso ambiente. Garanhuns é tão seco quanto Jucati. Vi que é possível aumentar a renda sem precisar desmatar. Com organização e planejamento, dá para viver no semimárido”, afirma Maria Sandreiva, agricultora e participante do projeto Jucati Sustentável.

 

A ação que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Jucati, foi uma visita-guiada interativa, onde foram expostas as diferentes tecnologias implementadas na propriedade, dando espaço para esclarecer as dúvidas dos participantes do intercambio. Além disso, a visita permitiu uma troca de conhecimentos sobre novas tecnologias sociais, como biodigestor, lago artificial, sistema de irrigação por microaspersão e gotejamento, fogão ecológico e o quintal produtivo agroecológico.

 

O projeto Jucati Sustentável tem como objetivo a disseminação da tecnologia social da Bioágua Familiar, um sistema importante que se tornou fonte de irrigação e possibilita o cultivo ao longo do ano, promovendo o desenvolvimento do Semiárido. A iniciativa beneficia 80 agricultores familiares, sendo 22 contemplados com o bioágua familiar e assessoria voltada à agroecologia e 58 com capacitação para educação alimentar e nutricional. Além disso, 14 escolas participam de campanhas alimentares e nutricionais. O projeto é executado pela AVSI Brasil e financiado pela Fundação Banco do Brasil.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte