AVSI COMUNICA / Notícias

EVENTOS COM A TEMÁTICA DAS APACS ACONTECEM EM MILÃO

Exposição da mostra “Do amor ninguém foge” e mesa redonda contou com a participação de parceiros da AVSI Brasil
Publicada em 30/04/2017

 

Entre os dias 18 e 28 de abril, a Universidade Católica de Milão recebeu a mostra “Dall’amore nessuno fugge” (Do amor ninguém foge), que foi apresentada pela primeira vez no Meeting Rimini, em agosto de 2016. A mostra tem como objetivo apresentar as APACs como sistema carcerário alternativo ao que faz parte do atual cenário brasileiro e mundial.

 

No dia 20 de abril, aconteceu um encontro presencial no campus da Universidade, que apresentou a mostra e explicou a origem do título “Do amor ninguém foge”. Foram demonstrados os resultados alcançados com a metodologia apaquiana, como foi implementada e a rede de parceiros responsável pela execução de projetos nas APACs.  Nessa apresentação participaram a Dra. Tatiana Flávia Faria de Souza, representante da FBAC e Padre Claudio Burgio, presidente da Associazone Kayros O.N.L.U.S, que realiza um trabalho humanizador com os menores infratores, no presídio Beccaria di Milano. Estava presente também Stefano Piatti, formado na Faculdade de Jurisprudência da Universidade Católica e que realiza trabalhos voluntários em presídios de Milão.

 

Ao final do dia, ocorreu outro evento sobre a temática no Centro Cultural de Milão. "Di Giorno non ti colpisà il sole, né la luna di notte - Carceri: Incontiamo l´esperianza brasiliana delle apac" foi uma mesa de debate que discutiu mais profundamente os efeitos da implementação da metodologia. Os debatedores presentes eram a Dra. Tatiana, da FBAC, Fábio Morlano, membro da Associação Encontro e Presença e Patrícia Colombo, da Cooperativa Homo Faber. Fábio e Patrícia representaram entidades que já trabalham nos presídios da Itália, com o propósito de humanização do cumprimento da pena no país. 

 

A Dra. Tatiana, gerente jurídica e de convênios da FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados) avaliou o debate como sendo muito positivo. Os debatedores já conheciam um pouco da metodologia o que engrandeceu a discussão. “já há projetos humanitários sendo aplicados na Itália, criando um solo fecundo para a implantação de APACs. No entanto, há várias dificuldades para implantação da metodologia, visto que existem muitos entraves burocráticos e legais que se espera superar. O país, a princípio, não permite que uma entidade privada administre prisão, com sede própria, sem polícia. Há que se estudar a legislação e encontrar maneiras de superar este desafio”, avalia Tatiana.

 

A mostra “Do amor ninguém foge” foi projetada pela AVSI Brasil e traz imagens feitas por Antonello Veneri, dentro das APACs. O objetivo é divulgar o trabalho desenvolvido nas APACs, alternativa humanizadora para o cumprimento de pena da população carcerária. A exposição traz painéis explicativos e tem despertado o interesse de muitas pessoas a respeito do trabalho desenvolvido pela FBAC, AVSI e os parceiros que desenvolvem projetos nesse sentido.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte