AVSI COMUNICA / Notícias

FORMAÇÃO PREPARA JOVENS PARA INGRESSAR NO MERCADO DO TRABALHO

Formatura de 44 jovens no curso de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) consolida parceria do Projeto Camaragibe Melhor com o Espro
Publicada em 12/05/2017

 

Entrar no mercado de trabalho não é tarefa fácil para o jovem. A falta de uma rede de apoio, de qualificação adequada, de experiência, além da baixa autoestima são alguns dos fatores que dificultam este processo. Mas este cenário será diferente para 44 jovens do município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. Por meio de uma parceria entre o Projeto Camaragibe Melhor e o Ensino Social Profissionalizante (ESPRO), com apoio da Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, o grupo concluiu o curso de 100 horas de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT).

 

O programa com foco comportamental tem o objetivo de despertar nos jovens o espírito empreendedor e posturas compatíveis às exigências do mundo do trabalho. Nele, os jovens aprendem técnicas administrativas, rotinas organizacionais, marketing pessoal, além de temas como cidadania, ética, comunicação e lógica. Embora seja uma qualificação que possibilite aos jovens concorrer mais adequadamente às vagas que o mercado oferece, o impacto da Formação vai muito além do conhecimento técnico. É o que relata a jovem Tatiane Pereira da Silva (20 anos). “No primeiro dia da Formação, o educador nos perguntou qual era o nosso sonho e qual o nosso planejamento para realizá-lo. Eu nem tinha sonhos, quanto mais perspectivas para realizá-lo. A Formação me ajudou a redescobrir meu futuro. Sempre gostei de ajudar as pessoas e de ensinar. Então hoje, pretendo me qualificar, tornar-me pedagoga e trabalhar em uma ONG”, declarou Tatiane.

 

Junto a outros jovens, familiares e parceiros, Tatiane celebrou a conclusão do curso, durante a formatura, no dia 06 de maio, no Centro de Formação de Camaragibe com a participação de 90 pessoas. Na ocasião, os jovens apresentaram vídeo com a retrospectiva do curso, além dos trabalhos de conclusão. Foi realizada ainda homenagens aos familiares e à equipe técnica da AVSI e ao educador do Espro, Rafael Gama.

 

A gerente de Projeto, Iará Simis, explica que o término da qualificação não significa o fim do ciclo. “Agora, entramos com um forte trabalho de articulação com as empresas e outros parceiros, como o ESPRO, o Fórum Pernambucano de Aprendizagem, para inserir estes jovens em Programas de Aprendizagem”, afirmou Simis.

 

Os jovens que concluíram a formação também farão do banco de talentos do Espro, uma organização sem fins lucrativos que atua na capacitação profissional há mais de 30 anos para inclusão de jovens no mercado de trabalho.

 

Projeto Camaragibe Melhor

 

 

Com vistas a contribuir para a redução da pobreza urbana e da vulnerabilidade socioeconômica dos moradores do município de Camaragibe, em Pernambuco, por meio de ações de fortalecimento da sociedade civil, qualificação profissional e geração de renda, o Projeto Camaragibe Melhor é uma iniciativa financiada pela União Europeia e executada pela Fundação AVSI junto à AVSI Brasil em parceria com a Prefeitura Municipal de Camaragibe e a Secretaria das Cidades do Governo de Pernambuco. A partir deste Projeto, 177 jovens, sendo 90 mulheres e 87 homens, foram inseridos no mercado de trabalho em Programas de Aprendizagem.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.