AVSI COMUNICA / Notícias

FEIRA DE MUDAS IMPULSIONA PLANTIO AGROECOLÓGICO SOLIDÁRIO EM JUCATI (PE)

O evento visou estimular a produção e a troca de mudas e sementes entre os agricultores do Projeto Jucati Sustentável, no agreste de Pernambuco
Publicada em 10/05/2017

 

Mesmo em um cenário de forte seca e consequente dificuldade no plantio, no município de Jucati, no agreste de Pernambuco, nada se perde. Foi pensando em estimular a diversificação do cultivo e uma rede solidária entre os agricultores, que o Projeto Jucati Sustentável, executado pela AVSI Brasil com apoio da Fundação Banco do Brasil, promoveu neste sábado (06/05) uma Feira de troca de sementes e mudas, realizada na propriedade dos agricultores Adenir Santos e Ivoneide da Silva, no Sítio Baixa dos Caibros.

 

Laranja, maracujá, boldo do chile, hortelã, alecrim foram algumas das espécies que os agricultores levaram à Feira para trocar. Os insumos foram produzidos em seus quintais agroecológicos irrigados com água filtrada pelo Sistema de Bioágua Familiar, que muitos deles receberam através do Projeto. Espécies frutíferas, como a acerola, graviola, tamarindo, azeitona preta e espécies nativas para reflorestamento, a exemplo do mulungu, saboneteira, caraibeira e do pau brasil também foram levadas, muitas delas doadas pelo Instituto Raízes, apoiador da Feira.

 

Para a coordenadora de obras e socioambiental do Projeto, Adriana Gouveia, eventos desta natureza contribuem não apenas para fomentar o intercâmbio de conhecimento e a produção diversificada. “A troca solidária colabora para o fortalecimento de vínculos de parceria e solidariedade entre os agricultores, uma estratégia fundamental para a convivência com o semiárido, que vem enfrentando períodos de forte escassez hídrica”, esclareceu Gouveia.

 

O encontro contou com a participação de 30 pessoas da região, além da gerente de Projeto Fernanda Wanderley e a Coordenadora de Obras e Socioambiental, Adriana Gouveia. A agricultora Maria Josicleide Silva de Barros Virgínio, esposa de Valmir Virgínio, um dos beneficiários do Projeto Jucati Sustentável, acredita que estes encontros devem acontecer periodicamente. “É chance de a gente trazer mudas de uma espécie e trocar por outras que a gente precise ou queira cultivar”, comentou Josicleide.

 

 

Projeto Jucati Sustentável

O projeto Jucati Sustentável tem como objetivo a disseminação da tecnologia social da Bioágua Familiar, um sistema importante de reuso de água, que se tornou fonte de irrigação e possibilita o cultivo ao longo do ano, promovendo o desenvolvimento do Semiárido. A iniciativa beneficia 80 agricultores familiares, sendo 22 contemplados com o Bioágua e assessoria voltada à agroecologia e 58 com capacitação para educação alimentar e nutricional. Além disso, 14 escolas participam de campanhas alimentares e nutricionais. O projeto é executado pela AVSI Brasil e financiado pela Fundação 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.