AVSI COMUNICA / Notícias

AVSI BRASIL REALIZA AVALIAÇÃO DE PROGRAMA DE ACESSO Á ENERGIA DA SCHNEIDER ELETRIC

Estudo visa identificar os resultados de projetos de sustentabilidade da empresa, dando diretrizes para sua continuidade
Publicada em 15/06/2017

 

Na última sexta-feira (9), a AVSI Brasil fez uma apresentação prévia da sua leitura avaliativa do Programa de Acesso à Energia, desenvolvido pela empresa Schneider Electric. O objetivo do Programa, que contou com duas etapas, é fomentar a empregabilidade, por meio da qualificação profissional estruturada em eletrificação básica para pessoas da Base da Pirâmide. A avaliação desenvolvida pela AVSI Brasil tem a função de analisar os efeitos e resultados gerados pela iniciativa.

 

O Programa de Acesso à Energia é uma iniciativa global da Schneider Eletric que busca fomentar o acesso seguro, eficiente e sustentável em um mundo que conta ainda com 1,5 bilhões de pessoas sem energia. No Brasil, o programa teve início em 2009, tendo capacitado mais de 25 mil alunos em 230 cidades, gerando um investimento de cerca de 5 milhões de reais.

 

A parceria com a AVSI Brasil se insere em um momento em que a Schneider busca avaliar a segunda etapa do seu Programa, quando aconteceram projetos pilotos envolvendo módulos de empreendedorismo e capacitação em sistemas fotovoltaicos. Dessa maneira, os estudos de avaliação contemplaram as cidades de Lins (SP), Nova Iguaçu (RJ) e Pintadas (BA).

 

O trabalho realizado pela AVSI Brasil foi baseado em uma metodologia que envolveu pesquisas quantitativas e qualitativas, através de entrevistas em profundidade e grupos focais realizados com os professores, alunos e parceiros da iniciativa. Durante o percurso, ficou evidente, como ressalta a gerente do estudo, a relevância do envolvimento do setor privado em iniciativas de desenvolvimento: “o acesso a uma energia segura e eficiente é o elemento central em um mundo que discute formas de garantir um desenvolvimento sustentável. Iniciativas como a da Schneider Electric contribuem imensamente nessa direção e mostram como o setor privado pode atuar como ator fundamental nesse processo", comenta Paula Alves.

 

A AVSI Brasil, desde os anos 90, trabalha com temas voltados para a energia, enquanto fator determinante, e limitante, no desenvolvimento humano.

 




Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte