AVSI COMUNICA / Notícias

AGRICULTORES FAMILIARES PARTICIPAM DE FEIRA EM JUCATI (PE)

Com produtos agroecológicos cultivados nos quintais produtivos irrigados pelo Sistema de Bioágua Familiar, agricultores do Projeto Jucati Sustentável vendem na Feira livre do município
Publicada em 21/06/2017

 

A primeira grande conquista do Projeto Jucati Sustentável foi a de possibilitar que agricultores familiares do semiárido pudessem produzir ao longo do ano, mesmo com a escassez de chuva e a falta de água para o plantio. Vencida esta etapa, a partir da construção participativa de sistemas de reuso de águas cinzas para a agricultura (Bioágua Familiar) e de um extenso trabalho de assistência técnica voltada ao plantio agroecológico, agora foi a vez de dar mais um salto em prol do desenvolvimento de famílias da zona rural do município de Jucati, no Agreste pernambucano.

 

Com apoio da prefeitura de Jucati, hoje foi o dia de participar da Feira livre do município para vender os insumos excedentes dos quintais produtivos agroecológicos irrigados pelo Bioágua Familiar. “O objetivo é que eles possam ter acesso a outras fontes de renda, seja a partir da economia que fizeram com o que produziram para o consumo, seja com a venda dos excedentes”, afirmou a coordenadora socioambiental e de obras do Projeto Jucati Sustentável, Adriana Gouveia.   

 

Os efeitos vão além da comercialização dos insumos em si, mas da disponibilização de produtos mais saudáveis e sem agrotóxicos. “Gostei de ter participado da Feira e de ver as pessoas se interessando pelos produtos orgânicos”, contou a agricultora Erivane que levou couve, coentro, cebolinha, manjericão, hortelã e quiabo para vender. Ela é uma das 22 famílias beneficiadas com o Sistema de Bioágua. Mais de 20 cultivos foram vendidos na Feira, além de mudas de frutíferas. A renda deverá ser revertida para a compra de sementes e mudas para aprimorar ainda mais o plantio destas famílias.

 

Projeto Jucati Sustentável - O Projeto Jucati Sustentável tem como objetivo a disseminação da tecnologia social da Bioágua Familiar, um sistema importante de reuso de água, que se tornou fonte de irrigação e possibilita o cultivo ao longo do ano, promovendo o desenvolvimento do Semiárido. A iniciativa beneficia 80 agricultores familiares, sendo 22 contemplados com o Bioágua e assessoria voltada à agroecologia e 58 com capacitação para educação alimentar e nutricional. Além disso, 14 escolas participam de campanhas alimentares e nutricionais. O projeto é executado pela AVSI Brasil e financiado pela Fundação Banco do Brasil.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.