AVSI COMUNICA / Notícias

FUNDAÇÃO AVSI E AVSI BRASIL SÃO HOMENAGEADAS NO 8º CONGRESSO DAS APACS

Parceria com APACs começou em 2009 e tem sido extremamente edificante
Publicada em 19/07/2017

 

 

O 8º Congresso das APACs que aconteceu em São João del-Rei (MG), no período de 13 a 16 de julho, foi marcado por profundas reflexões acerca da temática do sistema prisional. A AVSI Brasil esteve presente durante todos os dias do evento, nos debates e mesas redondas, e foi homenageada pela Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), instituição que orienta e fiscaliza a correta aplicação da metodologia.

 

Após a realização da mesa “A dimensão internacional no método APAC”, mediada pelo presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, a Fundação AVSI recebeu o reconhecimento de Honra do Mérito Penitenciário, entregue pelo Dr. Luiz Carlos Rezende, juiz da Vara de Execuções Penais de Belo Horizonte, e por Valdeci Ferreira, diretor executivo da FBAC.

 

O trabalho entre AVSI e FBAC já dura 8 anos e tem gerado bons frutos e uma parceria estruturada, especialmente pela sintonia entre as instituições, que tem como missão promover a dignidade da pessoa. Os primeiros projetos executados pela AVSI com as APACs foram Além Muros I e II, que capacitaram gestores e funcionários, oferecendo formação profissional aos recuperandos e consolidando as APACs em Minas Gerais. Atualmente, a parceria continua por meio do projeto Superando Fronteiras, com o objetivo de expandir o método APAC no território brasileiro enquanto política pública .

 

Na mesa redonda “Os desafios para implantação do método APAC nos estados da federação”, com participação da Dra. Eiko Araki, Dr. Murilo Andrade e Dr. João Matos Junior, que atuam nos estados de Rondônia, Maranhão e Amapá, representando a Promotoria de Justiça, Governo Executivo e Judiciário, respectivamente, AVSI foi novamente reconhecida pelo trabalho que vem desenvolvendo em parceria com as APACs.

 

A Dra. Eiko expôs o avanço do estado na implantação do método. “A AVSI foi muito importante dando apoio jurídico imprescindível para constituição da lei estadual, com o apoio também da União Europeia. Precisamos desses atores nacionais e internacionais que são uma chancela importante de credibilidade”, destacou Eiko. Em Rondônia, a Promotoria já capacitou cerca de 50 recuperandos na metodologia e conseguiu espaço para a construção do Centro de Reintegração. No entanto, segundo a promotora, a negociação com o poder executivo ainda precisa avançar e por isso o apoio da FBAC é tão importante. Para Dr. Murilo, o Maranhão enfrenta o mesmo problema, mas com a presença da FBAC no estado foi possível avançar nas negociações.

 

Nesse sentido, o trabalho desenvolvido pela Fundação AVSI e AVSI Brasil, com o suporte da União Europeia, tem sido essencial para que o método APAC se expanda e alcance um número cada vez maior de estados e países. Por meio do projeto Superando Fronteiras, a AVSI articula diversos órgãos e instituições no processo de constituição das APACs em outros territórios.

 

Ao final do Congresso, a FBAC anunciou os novos membros da diretoria. Foram eleitos novos conselheiros deliberativos, conselheiros fiscais e diretores executivos. Jacopo Sabatiello, diretor e vice-presidente da AVSI Brasil, agora exerce a função de Conselheiro Deliberativo na diretoria da FBAC.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.