AVSI COMUNICA / Notícias

PROJETO JUCATI SUSTENTÁVEL PRESTA CONTA A SEUS BENEFICIÁRIOS E PARCEIROS

Após 12 meses, equipe demonstra os resultados positivos do trabalho de promoção à agricultura familiar, agroecologia e nutrição realizado junto aos agricultores, escolas e poder público
Publicada em 08/08/2017

 

Não basta executar as ações. É preciso partilhar os resultados. Este foi o objetivo da reunião realizada pela equipe do Projeto Jucati Sustentável, executado pela AVSI Brasil com apoio da Fundação no Banco do Brasil, na câmara dos vereadores, na última quinta-feira (03). Os diferentes públicos envolvidos ao longo de 12 meses do Projeto, sendo 22 representantes de associações, do poder público e agricultores que juntos desenvolveram ações de promoção de reuso de águas cinzas domésticas para a agricultura, agroecologia e educação alimentar e nutricional estiveram presentes no encontro.

 

O Projeto possibilitou a implementação de sistemas de Bioágua Familiar e assistência técnica para uso e manutenção do sistema e para a transição agroecológica, além de campanhas e oficinas voltadas ao aprimoramento da alimentação com reeducação alimentar, buscando valorizar a cultura do campo.  Ao todo, mais de 600 pessoas, entre agricultores, alunos e docentes e famílias foram beneficiadas diretamente.

 

Quando foram apresentados os resultados socioeconômicos, a partir do incremento na alimentação e da economia dos itens que não precisam ser mais adquiridos na Feira, pois agora são produzidos no quintal e que ficam entre R$ 100,00 e R$ 300,00, os agricultores se surpreenderam. Não tinham ideia do impacto econômico que o projeto estava gerando para eles. “Este dinheirinho está dando para comprar mais carne para o almoço. Coisa que antes do Projeto era mais apertado para comprar”, declarou o agricultor Sandro Cordeiro.

 

O poder público representado pelas Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente reforçou a importância da iniciativa. “O Bioágua chegou para mudar o município de Jucati. Inclusive o relacionamento entre os agricultores tem se mostrado mais solidário e a atuação deles nas reuniões do conselho de desenvolvimento rural e sustentável do município tem sido mais frequente e de qualidade”, declarou a assessora da Secretaria de Agricultura, Jucineide Nogueira, que também é Presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS) do município de Jucati.

 

Após a apresentação dos resultados e da prestação de contas, a equipe da AVSI Brasil agradeceu a trajetória percorrida com tanto carinho e dedicação de ambas as partes. A agricultora Maria Sandreiva também demonstrou a sua gratidão. “Quem tem que agradecer somos nós e todos os agricultores do Projeto. No início, fomos muito desacreditados por outras pessoas que diziam que o Bioágua não ia funcionar, mas a equipe nunca nos deixou desanimar e provamos que o Bioágua é uma tecnologia que dá certo”, afirma Maria.

 

A Coordenadora Socioambiental e de Obras do Projeto, Adriana Gouveia pontua que a conclusão de um trabalho como o do Jucati Sustentável é muito importante para que exista um retorno às famílias beneficiadas, o que mostra como o trabalho delas foi relevante e como valeu a pena. O agricultor Adenir Santos, representando todos os agricultores e agricultoras do Projeto Jucati Sustentável, presenteou a equipe da AVSI com dois ramalhetes de flores naturais colhidos diretamente do quintal produtivo irrigado pelo seu Sistema de Bioágua Familiar.

 

Para ter o acesso online ou fazer o download do arquivo que foi apresentado durante a prestação de contas, basta clicar aqui.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte