AVSI COMUNICA / Notícias

SEMENTE DE CIÊNCIA CERTIFICA 280 ALUNOS EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Os jovens contaram com módulos de disciplinas técnicas, reforço escolar, formação humana e cidadã
Publicada em 14/09/2017

 

Lute com todas as suas forças e não desista, ninguém vai bater tão duro como a vida, mas não se trata do quanto bater, se trata do quanto você consegue apanhar e seguir em frente. É assim que se consegue vencer, é assim que se consegue ser grande". Foi essa a mensagem do aluno Marcos André para os 280 colegas certificados pelo projeto Semente de Ciência.

 

A cerimônia reuniu formandos, calouros, familiares, professores, colaboradores e parceiros na quadra do CEDEP, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, para contemplar os jovens que participaram da edição 2016.2 e foram capacitados nos cursos profissionalizantes de Helpdesk, Auxiliar Administrativo, Elétrica e Construção Civil. O evento foi iniciado com uma apresentação de dança dirigida pelos próprios alunos.

 

No evento, conduzido por duas alunas, os parceiros felicitaram os formandos e comentaram a importância da iniciativa. “O CEDEP não é somente um curso de formação, é um lugar onde se experimenta uma realidade positiva, onde podemos perceber que o mundo é bom”, afirma o diretor presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli. Os formandos são, e os calouros serão ao final do curso, capazes de entrar no mercado de trabalho e crescer na vida pessoal, ressaltou o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins. Já o superintendente de Direitos Humanos da secretaria, Emiliano José, afirmou que "o trabalho do Semente de Ciência não é apenas uma educação técnica e sim uma educação cidadã".

 

 

Vidas transformadas

 

A formação humana e profissional realizada no projeto vem mudando de maneira significativa a vida de centenas de jovens, que relatam com orgulho que estão empregados e prestando um serviço de qualidade. "Quando eu cheguei em Salvador não fazia nada, hoje eu trabalho", conta a ex-aluna do curso de Helpdesk, Kerolyne. A formanda está empregada na área de suporte ao usuário de informática e auxiliar administrativo. "Meu percurso aqui foi muito bom, eu aprendi muita coisa. Esse curso mudou a minha vida", acrescentou.

 

As histórias não param no âmbito profissional. A formação humana tem um forte papel no Semente de Ciência. A professora Carolina Tude conta o desenvolvimento que percebeu em um de seus alunos. "Lucas obteve um grande salto, principalmente a nível de relação com os colegas. Ele chegou um pouco retraído, mas foi se tornando um grande líder, gerado pelo grupo”. Para ela, “o que, ao final, percebemos foi um grupo de alunos em que se gerou, acima de tudo, valores, além de habilidades e competências essenciais para o mundo do trabalho".

 

O êxito do projeto Semente de Ciência pode ser constatado em estudo realizado por consultoria externa. Segundo a consultora Benedetta Fontana, a iniciativa é bem-sucedida tanto ao âmbito de suas metas quantitativas, quanto qualitativas. “Os resultados revelaram uma grande riqueza metodológica que torna o Semente de Ciência um exemplo de ação capaz de gerar desenvolvimento”, comenta a consultora.

 

O desenvolvimento é concebido pela AVSI como um caminho pessoal em que um sujeito se coloca livremente em movimento em busca de sua realização humana e seu crescimento: a avaliação qualitativa demonstra que a ação do projeto foi capaz de gerar uma mudança radical na vida de seus beneficiários", conclui a pesquisadora.

 

O Projeto Semente de Ciência atua promovendo um processo de desenvolvimento social, oportunizando a qualificação profissional para jovens, residentes em comunidades caracterizadas pela vulnerabilidade social na cidade de Salvador, com idade de 15 a 24 anos. A iniciativa conta com o Governo do Estado da Bahia, por meio da SJDHDS, como parceiro financiador.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.