AVSI COMUNICA / Notícias

PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS INICIAM ATIVIDADES NO SERTÃO DE PERNAMBUCO

Visitas marcam as primeiras ações dos projetos sociais desenvolvidos pela AVSI Brasil na Unidade de Conservação do Parque Estadual da Mata da Pimenteira
Publicada em 26/10/2017

 

Foram iniciadas as atividades de mobilização e sensibilização de dois projetos de responsabilidade socioambiental: “Olhares da Mata e “Unidade de Conservação: da teoria à prática, uma parceria da AVSI Brasil com a Plonus Engenharia e Soluções Ambientais e o Governo do Estado de Pernambuco (PE). Juntamente com os atores sociais e entidades governamentais e não governamentais, que contribuem para os projetos, foram realizadas visitas a órgãos estaduais, como o IPA – Instituto de Pesquisa Agropecuária de Pernambuco e a sede da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH

 

As secretarias de Agricultura e Educação, além de alguns estabelecimentos de ensino fundamental, médio e técnico também receberam visitas. Ainda no intuito de gerar mobilização dos atores sociais, foram realizadas articulações com as associações locais e uma visita a um dos assentamentos do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), chamado assentamento Lajinha, localizado no entorno do Parque Estadual Mata da Pimenteira (PE).

 

Essas primeiras ações, de acordo com a gerente do projeto, Fernanda Wanderley, são importantes como processo de reconhecimento de campo para melhor desenvolvimento dos projetos de responsabilidade socioambiental voltadas à unidade de conservação permanente do Parque Estadual da Mata da Pimenteira. Além disso, contribuem também para o mapeamento do público das atividades previstas para os dois projetos.

 

Conheça os projetos

 

Fundamentados na perspectiva de educação para preservação, os projetos serão realizados em seis meses na Unidade de Conservação (UC) Parque Estadual da Mata da Pimenteira, no município de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco. A iniciativa é fruto de licitação pública lançada pela agência estadual.

 

A equipe do “Olhares da Mata” atuará na formação de 30 jovens nos temas Educação Ambiental e Fotografia, para que possam treinar o olhar e capturar imagens sobre os desafios e as belezas da UC.

 

Já o projeto “Unidade de Conservação: da teoria à prática” vai realizar oficinas sobre educação ambiental, com agentes capacitados sobre a temática, para que, ao final, seja possível lançar uma publicação sobre a Unidade, com tiragem de 2.500 exemplares.

 

Os projetos estão inseridos em um dos 6 setores estratégicos para a AVSI Brasil: o Socioambiental. As iniciativas desse âmbito de atuação contemplam os 3 pilares da sustentabilidade (social, ambiental e econômico) e estão alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte