AVSI COMUNICA / Notícias

DIRETOR PRESIDENTE DA AVSI BRASIL RECEBE CONDECORAÇÃO DO GOVERNO DA ITÁLIA

Reconhecimento é destinado a cidadãos com notória contribuição para a sociedade na relação entre Itália e país de atuação
Publicada em 06/11/2017

Redação: Ascom AVSI Brasil
Fotos: Pepe Fiorentino

 



Na noite de hoje, 06, o diretor presidente da AVSI Brasil e regional manager da Fundação AVSI para Brasil e Peru, Fabrizio Pellicelli recebeu das mãos do embaixador da Itália, Antonio Bernardini, a condecoração de Cavaliere dell’Ordine della Stella D’Italia (Cavaleiro da Ordem da Estrela da Itália). A honra é destinada a um seleto grupo de pessoas que contribuem significativamente para a promoção das relações de amizade e colaboração entre a Itália e o país onde atuam.

 

Para um público de familiares, amigos, colaboradores da AVSI Brasil, parceiros, empresários e autoridades que prestigiaram a cerimônia, Pellicelli agradeceu a proposta da Embaixada da Itália e contou como se sentiu desde que foi informado da condecoração. “Minha primeira reação foi de maravilhamento, mas também de comoção e uma sensação de inadequação. Maravilhamento porque percebi que uma história iniciada há 19 anos, aqui em Salvador, caminhou de forma silenciosa até chegar ao maior cargo do Governo da Itália; comoção porque me fez entender que a vida foi doada para contribuir e gerar algo de significativo; e inadequação porque reconheço que esta condecoração é o fruto de uma história gerada pelos encontros com muitas pessoas, que me assistiram e me acompanharam nestes anos e que são parte integrante deste reconhecimento”.

 

O embaixador Bernardini lembrou que as atividades do terceiro setor talvez não sejam amplamente conhecidas, mas são muito relevantes para a sociedade. “Hoje estamos valorizando o trabalho que Fabrizio e a AVSI tem realizado nesses muitos anos de atuação no Brasil. O projeto de erradicação das palafitas, por exemplo, é um caso de sucesso no mundo. Essa é a demonstração de que a solidariedade humana pode mudar a vida de muitas pessoas em dificuldade. Temos que falar sobre esse tema, para ampliar boas práticas no Brasil e no mundo”, ressaltou.

 

De modo particular, Pellicelli relembrou uma frase de Monsenhor Luigi Giussani que, para ele, sintetiza a sua atuação e representa “o único ponto de partida do qual se pode gerar uma verdadeira cooperação ao desenvolvimento: ‘O coração do homem é sede de infinito. Para isso educamos, trabalhamos e construímos’. Essa sede de infinito é comum em qualquer ser humano”.

 

Comovido, Pellicelli relatou que “o encontro com a AVSI significa um encontro profundo com homens e mulheres. Foi o descobrimento do sentido da minha vida, do gosto pelo trabalho. Aqui aprendi a importância de usar a vida para um ideal, não banalizando um instante desta permanência na terra, de modo que não consigo mais dissociar a minha pessoa desta obra. Isso significa que tudo que recebo, também esta honorificência, é fruto vivo deste trabalho”.

 

O Cavaliere

 

Natural de Roma, na Itália, Fabrizio Pellicelli é arquiteto e reside na capital baiana desde 1998, ano em que chegou para atuar na então filial da Fundação AVSI, no projeto de desenvolvimento urbano integrado na comunidade de Novos Alagados. Em solo brasileiro, estabeleceu vínculos, se casou e teve um filho.

 

Ao longo desses anos, colaborou com a consolidação da presença da Fundação AVSI e a estruturação da AVSI Brasil, contribuindo com a realização de diversas iniciativas, incluindo o planejamento, a coordenação e o monitoramento de projetos sociais, consultoria técnica e relações institucionais com parceiros.

 

Ordem da Estrela da Itália

 

A honra foi estabelecida originalmente em 1947, com o título de "Estrela da Solidariedade Italiana", em reconhecimento aos expatriados e estrangeiros que contribuíram de modo significativo para a reconstrução da Itália após a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, os motivos de sua conquista deixam a conotação original do contexto pós-guerra e tornaram-se mais sensíveis à realidade presente.

 

A condecoração é conferida pelo presidente da república italiana após ouvir o Conselho da Ordem, presidido pelo ministro das Relações Exteriores da Itália e outros quatro membros, entre eles o chefe do Cerimonial Diplomático da República da Itália.

 

 

 



Links relacionados

Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte