AVSI COMUNICA / Notícias

ENCONTRO ANUAL CONTRIBUI PARA A GERAÇÃO DE COLABORADORES E PARCEIROS

Discussões reforçam o ideal que fundamenta a organização e lançam perspectivas para o futuro
Publicada em 24/11/2017

 

De diversos estados do Brasil, da Itália e de países da América Latina vieram cerca de 120 colaboradores, parceiros da AVSI Brasil e membros da Fundação AVSI para participar do 7º Encontro Anual, em Salvador (BA), no período de 21 a 23 de novembro. O público foi convidado a refletir, debater e aprofundar o conhecimento sobre o tema: “ODS Globais e necessidades locais – AVSI em tensão ‘generativa’”.

 

A programação contou com mesas temáticas que colocaram em pauta: 1) questões diretamente ligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, como “A estratégia global do terceiro setor e das empresas para o alcance dos ODS”, “As multinacionais alinhadas aos ODS” e “Os atores da cooperação local e internacional rumo aos ODS”; 2) discussões sobre o percurso da organização, como a “A origem da história da AVSI e a visão de desenvolvimento”, “O desafio da descentralização organizacional”, a estratégia da Fundação AVSI para os próximos 3 anos, os passos alcançados pela AVSI Brasil até 2017 e as perspectivas para 2018; 3) temas ligados à missão e princípios da instituição, como “A positividade sobre o futuro, a solidariedade e a cultura da ternura” e “O desejo humano de empreender, o business e o bem comum”, “O desafio para a AVSI de gerar na sociedade contemporânea”; 4) a experiência de algumas iniciativas, como a avaliação externa sobre os resultados do projeto Semente de Ciência e a dilatação das unidades prisionais APAC na América Latina com o apoio da AVSI Brasil.

 

Além disso, o encontro proporcionou uma visita de campo a projetos no subúrbio de Salvador, como à obra física da comunidade Guerreira Zeferina e o Centro de Orientação da Família, onde funciona o projeto de Orientação Nutricional. Na ocasião, foi possível dialogar com pessoas beneficiadas pelos projetos e ver no rosto de cada uma delas o bem que as iniciativas geram nas suas vidas. O acolhimento que encontram nos profissionais da AVSI Brasil, o conhecimento adquirido nos cursos profissionalizantes, que abrem novas perspectivas de futuro, e a transformação percebida em si e da própria família foram alguns pontos destacados pelas beneficiárias, que emocionaram os presentes.

 

 

Geração de sujeitos

 

Esta edição do Encontro Anual contribuiu para analisar o caminho alcançado pela organização no último ano e sinalizar algumas hipóteses de referência para o futuro.

 

A discussão avançou com a contribuição do sociólogo e professor da Universidade Católica de Milão, Mauro Magatti, a partir de entrevista sobre algumas ideias lançadas no livro, escrito com Chiara Giaccardi, Generativi di tutto il mondo, unitevi! (“Generativos de todo o mundo, uni-vos!”).

 

Para ele, a generatividade, ou seja, a capacidade de gerar, pode ser resumida de maneira análoga ao fato de “colocar um filho no mundo”, que inclui etapas como conceber, parir (ou colocar para fora), cuidar (acompanhar) e deixar ir.

 

Trazendo a discussão para o âmbito organizacional, ficou mais clara a dimensão do percurso realizado pela Fundação AVSI: a criação de um sujeito local pertencente a uma história e a um ideal. Esse novo sujeito jurídico, a AVSI Brasil, foi gerado há 10 anos para ser herdeiro de uma história no Brasil.

 

Magatti reforçou, dentre outras questões, o dilema de “manter sob tutela o que foi gerado ou assumir o risco e permitir ir além para percorrer caminhos que não tínhamos nem imaginado”.

 

Complementando, o secretário geral da Fundação AVSI, Giampaolo Silvestri, lembrou que é preciso não perder de vista a missão, os valores e princípios que originaram a AVSI. Existe sempre “o desafio de separação entre o ideal, ou seja, o que queremos ser e comunicar com o nosso trabalho, e os tecnicismos dos trabalhos do dia a dia”. O diretor presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, reforçou que “AVSI Brasil continuará existindo e crescendo somente se este ideal for cada vez mais claro e vivido por todos os colaboradores”. E lançou como desafio a possibilidade de “enfrentar o nosso cotidiano com essa provocação: que a partir do nosso olhar possamos estar no mundo de uma forma diferente”.

 

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.