AVSI COMUNICA / Notícias

APRENDIZES DISCUTEM O COMPROMETIMENTO NO MERCADO DE TRABALHO

No acompanhamento mensal do projeto Camaragibe Melhor, os jovens foram instigados a refletir e se autoavaliar, tendo como referência os desafios do mundo do trabalho
Publicada em 29/11/2017

 

Comprometimento, essa é uma competência essencial ao trabalho e foi o tema discutido no acompanhamento mensal com os jovens aprendizes do projeto Camaragibe Melhor.  O encontro, que tem o intuito de monitorar e orientar os aprendizes no âmbito profissional e pessoal, aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Camaragibe (SEDEC), em Pernambuco.

 

O início do acompanhamento foi dado com a vivência, através de uma dinâmica em grupo onde os jovens puderam refletir sobre os medos de enfrentar desafios. “Quando é para fazer algo, eu foco e faço. Enfrento as dúvidas, a timidez e a insegurança, mas isso é hoje. No começo do projeto, eu mal falava", afirmou Daniel Francisco, aprendiz de pedreiro de alvenaria.

 

Enfrentar desafios, ser responsável, proativo e ter foco nos resultados foram atitudes discutidas e que estimulam o comprometimento dos aprendizes com mercado de trabalho. Além disso, o acompanhamento contou com um diálogo sobre o significado destas atitudes, reforçando que ter compromissos é ter responsabilidade, estar comprometido é se envolver no que é proposto a fazer, dando o seu melhor e quanto maior o envolvimento, melhores serão os resultados.

 

Durante um momento de reflexão, Juliana Nascimento, aprendiz administrativo, fez a sua autoavaliação. “Me acho uma pessoa comprometida. Costumo dar o meu melhor nos compromissos assumidos. Estar aqui nesse encontro é um exemplo disso”, contou.

 

Oficina “Entrevista de Trabalho”

Além dos encontros mensais, os aprendizes contam com um suporte para seu desenvolvimento. Desta vez, a equipe do projeto articulou com o programa de voluntariado da ACCENTURE – empresa global de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing –uma oficina sobre entrevista de trabalho para 17 jovens, dentre eles, alguns acompanhados por instituições participantes da comissão III do Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional - FORAP.

 

Na ocasião, os voluntáriossimularam uma entrevista de emprego e deram dicas importantes sobre postura e atenção nesse momento. Além disso, contaram sobre suas trajetórias de vida profissional, do processo de admissão na ACCENTURE, o trabalho que realizam e a importância do mercado de tecnologia, motivando os jovens com relação a esta área.

 

O projeto Camaragibe Melhor é executado pela AVSI Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Camaragibe, a Secretaria das Cidades de Pernambuco, tendo como financiador a União Europeia do Brasil. Através desta iniciativa, 209 jovens já ingressaram no mercado de trabalho, por meio de Programas de Aprendizagem.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte