AVSI COMUNICA / Notícias

AGRICULTORES DO PROJETO JUCATI SUSTENTÁVEL SE DESTACAM EM FEIRA DE SEMENTES CRIOULAS

Promovido pela Rede Semeam, o evento teve o objetivo promover a disseminação e o conhecimento acerca das sementes crioulas
Publicada em 01/12/2018

 

Quem pratica o plantio agroecológico, que é bastante diversificado, entende a importância das sementes crioulas. Com o objetivo de preservar estas sementes e disseminá-las, a Rede de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco (Rede Semeam) promoveu, no município de Garanhuns (PE), a 5ª edição da Feira de Troca de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco. Palestras, atrações culturais, rodas de conversa e trocas de mudas fizeram parte da programação.

 

As sementes crioulas são um verdadeiro patrimônio. Sementes tradicionais que foram mantidas e selecionadas por várias décadas através dos povos indígenas e agricultores familiares, tornando-se mais resistentes e menos dependentes de insumos, pois são adaptadas às características locais de onde são nativas.

 

Os agricultores do Projeto Jucati Sustentável participaram do evento com um estande de exposição das sementes e também foram contemplados com três premiações: 2º lugar em variedade de favas, 2º lugar em diversidade de espécies e, através do banco de sementes municipal, os agricultores de Jucati receberam o 2º lugar em variedade de feijões. Mais de 30 Instituições estiveram presentes no evento.

 

“Voltei com muito conhecimento novo e pude compartilhar um pouco da minha experiência com o Bioágua Familiar. Seremos guardiões de nossas sementes crioulas, não podemos perder a grandiosidade que temos em nossa terra mãe”, conta Erivane Alves, uma das agricultoras do Jucati sustentável.

 

Para o meio ambiente, eventos como a Feira de Troca de Sementes favorecem a manutenção da biodiversidade. “No Projeto Jucati Sustentável, a tecnologia social do Sistema de Bioágua Familiar propicia o cultivo agroecológico e diversificado, potencializando a preservação destas sementes”, afirma a consultora em sustentabilidade e construção social do projeto, Adriana Gouveia.

 

Embora sejam importantes para garantia da manutenção agrícola e para a diversidade de espécies, muitas sementes crioulas estão se extinguindo, daí a importância de sua preservação, seja por meio de feiras ou banco de sementes. “Um banco de sementes serve como garantia para os produtores rurais, pois mesmo os melhores exemplares podem sofrer com problemas climáticos, como a falta ou o excesso de chuva. Caso uma safra seja prejudicada, os agricultores podem contar com as sementes estocadas para recuperar a produção”, disse Arley Silva, técnico agrícola do projeto Jucati Sustentável e integrante da Rede SEMEAM.

 

O projeto Jucati Sustentável 2 - Bioágua, Agroecologia e Nutrição no Agreste de Pernambuco prevê a implementação de 30 sistemas de Bioágua Familiar, além de 07 cisternas com assistência técnica voltada à agroecologia, contemplando ainda a promoção da educação alimentar, sanitária e ambiental junto a 400 alunos e 150 famílias. A iniciativa é executada pela AVSI Brasil, com investimento social da Fundação Banco do Brasil (FBB) e a parceria da prefeitura de Jucati.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.