AVSI COMUNICA / Notícias

SENTENCIADOS REALIZAM MUTIRÃO DE LIMPEZA EM BELO HORIZONTE (MG)

A ação faz parte do Projeto Revitalizar, que é desenvolvido pela AVSI Brasil em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Publicada em 18/04/2019

 

Trinta sentenciados se reuniram para realizar ações de manutenção e limpeza em estufas de plantas do Jardim Botânico e na fachada do Zoológico de Belo Horizonte (MG). A ação faz parte do primeiro mutirão do Projeto Revitalizar, desenvolvido pela AVSI Brasil em parceria com a prefeitura municipal de Belo Horizonte, que tem como objetivo otimizar o cumprimento da pena de prestação de serviços à comunidade e proporcionar a inclusão social de sentenciados de pena leve.

 

A experiência também serviu para ampliar o olhar dos participantes. A iniciativa proporcionou uma visita guiada pelo zoológico e a oportunidade de conhecer o aquário do Rio São Francisco. Para muitos sentenciados, o passeio foi realizado pela primeira vez e serviu de incentivo para retornarem em companhia dos familiares.

 

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de pessoas encarceradas, com um número que ultrapassa os 726 mil presos. Propostas como a do Projeto Revitalizar, que oportunizam o cumprimento de pena alternativa possibilitando a inclusão social dos sentenciados, auxiliam na execução das políticas públicas pelo governo. No seu primeiro ano, o projeto capacitou 261 sentenciados em noções de Brigadista Florestal, neste sentido, foi aprovada a continuidade por mais um ano, com intuito de aumentar o número de atendidos e de atividades oferecidas.

 

“Na nova proposta atenderemos 250 novos sentenciados e, além desta formação, vamos oferecer cursos de qualificação em noções de jardinagem, arborização e também em pintura e madeira para 100 pessoas que já estão no projeto. A perspectiva é ampliarmos o número de parques que receberão os sentenciados e ganharão a contribuição para a manutenção e cuidado dos espaços. Além disso, mutirões de revitalização e limpezas serão realizados ao longo do ano” afirma a coordenadora social do projeto, Thatiane Souza.

 

Além da revitalização de espaços públicos, as ações renovam a vida das pessoas em cumprimento de penas. A prestação de serviços à comunidade gera benefícios múltiplos. O sentenciado tem a oportunidade de cumprir sua pena em liberdade, mantendo seus vínculos familiares, profissionais e afetivos. Os equipamentos públicos ganham auxílio para a execução das políticas públicas e a sociedade desfruta de melhores estruturas, com mais qualidade, além de verificar na prática a execução da pena com retorno para a coletividade.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.