AVSI COMUNICA / Notícias

PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO ONLINE É ADOTADA PARA MANTER ENSINO EM TEMPO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

Projeto Jovem Aprendiz PE adaptou as atividades para o ambiente digital e disponibilizou créditos de celular para que os estudantes possam ter acesso a internet
Publicada em 29/05/2020
Projeto Jovem Aprendiz PE adaptou as atividades para o ambiente digital

 

Como resposta à pandemia do Covid-19 que paralisou as atividades escolares e a possibilidade de encontros presenciais em grupo, o projeto Jovem Aprendiz PE, realizado pela AVSI Brasil em parceria com o Criança Esperança na Região Metropolitana do Recife (PE), reorganizou suas ações de forma a dar continuidade à preparação do jovem para ingressar em programas de aprendizagem.

 

Durante 4 meses, as atividades acontecerão no ambiente digital, com momentos de aprendizagem autônoma e encontros online. Neste sentido, os jovens poderão acessar a cada semana uma trilha de aprendizagem com conteúdo específico, que duram até 1 hora. Neste período, a educadora do projeto acompanhará o desenvolvimento da atividade e a finalização de cada trilha. Na mesma semana, ocorrerá um encontro online para a revisão e discussão do tema vigente.

 

A formação online visa proporcionar reflexões acerca do mundo do trabalho, como também sobre as necessidades, os desejos e as potencialidades individuais de cada jovem, além de estimulá-lo a ser um sujeito ativo no desenvolvimento de sua própria vida. “Este momento nos coloca a desafiar nossas emoções diariamente, mas as atividades a distância também podem trazer novas perspectivas em meio a tantos desafios”, declarou a educadora do Projeto, Wildna Nascimento.

 

Cerca de 80 jovens, entre 17 e 23 anos, participarão das ações, divididos em 4 grupos de 20. Os estudantes podem acessar a plataforma online de forma simples e, afim de garantir uma internet estável e permanente para o desenvolvimento das atividades, o projeto irá disponibilizar créditos de celular para todos.

 

“O período nos pede o isolamento, mas isso não significa que devemos parar. Mesmo distantes, precisávamos continuar presentes na vida destes jovens, dando-lhes apoio emocional e também capacitação”, ressalta a gerente geral da AVSI Brasil em Pernambuco, Ana Bianchi.

 

Neste sentido, foram pensados conteúdos que vão desde a saúde mental e autoconhecimento como também no desenvolvimento de habilidades importantes para o mundo do trabalho, tais como comunicação, relacionamento interpessoal e processo seletivo. Além disso a técnica social do projeto mantém contato diário com os jovens através do WhatsApp e por ligações.

 

A adaptação foi acolhida de forma positiva pelos estudantes que se mostraram animados com a continuidade do das atividades. “Achei que o projeto iria parar ou só iria retornar o ano que vem. Minha expectativa para essa formação é grande”, afirma a estudante Emylly Karen, 19 anos.

 

A iniciativa é uma parceria da AVSI Brasil com o EduLivre - uma plataforma sem fins lucrativos desenvolvida pelo SESI, com a UNESCO e apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – cuja missão é inovar a forma de educar e inspirar o jovem na busca por um futuro melhor por meio da educação e do acesso ao mundo do trabalho.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.