AVSI COMUNICA / Notícias

CASAL DE VENEZUELANOS INICIA VIDA NOVA NO SUL DO BRASIL

Mariela foi interiorizada com o marido para Santa Catarina, onde conseguiu emprego e uma casa alugada.
Publicada em 08/06/2020

 

Mariela del Valle Guzman Martinez, 40, tinha uma vida estável em Anzoátegui, na Venezuela, onde trabalhava como cabeleireira e vivia perto dos amigos, das três filhas e dos netos. Com a crise instaurada no país, ficou desempregada e sem condições de se manter. Em junho de 2019 ela e o marido, Jose Felix, 44, resolveram deixar tudo o que tinham e migrar para o Brasil em busca de melhores oportunidades.

 

Durante alguns meses, o casal ficou abrigado em Boa Vista (RR) e no início de 2020 os dois foram selecionados para trabalhar em um frigorífico na cidade de Seara (SC). A oportunidade surgiu por meio do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) com a parceria da AVSI Brasil, que viabilizou a interiorização através do projeto Acolhidos por meio do trabalho, destinado para migrantes e refugiados venezuelanos, além de brasileiros em situação de vulnerabilidade.

 

“O fator positivo agora é que tenho um emprego novamente. Sou muito grata, pois me sinto bem trabalhando”, afirma a venezuelana.

 

Durante os três meses de experiência no novo trabalho, Mariela e Jose contaram com acomodação temporária garantida pelo projeto. Além disso, o casal recebeu acompanhamento de uma assistente social de forma a facilitar a adaptação dos venezuelanos junto à população local, o diálogo com a empresa e a permanência no novo emprego. Hoje o casal vive em uma casa alugada na cidade e já almeja novos planos.

 

Segundo Mariela, a expectativa do casal agora é poder estar perto da família novamente. “Gostaria de poder trazer minhas filhas e estar perto dos meus netos, pois a distância dificulta um pouco. Quem sabe, mais adiante, podemos juntar nossas economias e nos deslocar para um local mais perto. Assim ficarei feliz”, conclui Mariela.

 

 

O projeto

 

O Acolhidos por meio do trabalho é implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com o envolvimento da Fundação AVSI e AVSI-USA e financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos. 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.