Anuncio

Capacitação para ex-funcionários da Ferbasa

BA
Projeto Concluído

Com forte atuação socioambiental e atividades nas áreas de mineração, metalurgia e recursos florestais, a Ferbasa (Companhia de Ferro Ligas da Bahia), juntamente com a AVSI Brasil promoveu capacitação para 25 ex-funcionários da empresa e moradores de Araçás (BA), município a 103 km de Salvador.

Quando houve a necessidade de reduzir seu quadro de funcionário, a Ferbasa decidiu amparar e qualificar os ex-colaboradores em uma área de demanda local: Pintura de obras. A ideia foi oferecer uma alternativa para que os moradores buscassem o próprio sustento de maneira autônoma.

A iniciativa está inserida no programa “Nosso Cidadão”, realizado pela empresa desde 2012.

Objetivo Geral

Beneficiar 25 ex-funcionários e moradores da região, no Município de Araçás (BA), oferecendo capacitação profissional na área de Pintura de obras, incluindo aulas de Formação Humana e Empreendedorismo, totalizando 234 horas/aula.

Metodologia

O curso de Pintor de obras foi realizado no município de Araçás (BA), dividido em 3 módulos:

módulo I, de capacitação profissional em Pintor de Obras, foi ministrado pelo SENAI, com carga horária de 160h.

módulo II é o de Empreendedorismo, com 34 horas, oferecido pelo SEBRAE, que gerou conhecimento nos alunos sobre como gerir o próprio negócio.

módulo III foi ministrado pela AVSI Brasil. As aulas de Formação Humana buscaram trabalhar em 40 horas conceitos como a capacidade de enfrentar adversidades e ser fortalecido por experiências desse tipo, além de temas como relação interpessoal, gestão de carreira e projeto de vida.

Resultados Alcançados

  • 25 alunos formados, capacitados a oferecer serviços de pintura profissional externa e interna de edifícios e outras obras civis, pintura em madeira, parede e ferro;
  • Público capacitado a oferecer serviços de pintura profissional externa e interna de edifícios e outras obras civis, pintura em madeira, parede e ferro;
  • Alunos informados sobre técnicas e uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, ferramentas e materiais de pintura e segurança do trabalho;
  • Estudantes habilitados a ler e interpretar projetos arquitetônicos;
  • Realização de intervenção comunitária e ação prática como pintor nas respectivas comunidades.
  • Formandos já atuando, como pintores, em outros municípios;
  • Formandos com possibilidade de ser um empreendedor, com conhecimento sobre a gestão do seu negócio;
  • Intervenção comunitária em fase de planejamento.