Anuncio

Formação Profissional em Salvador e Recife - Árvore da Vida

BA
Projeto Concluído

A formação profissional do Árvore da Vida apoiou a qualificação de jovens aprendizes para atuar no setor automotivo, especificamente em concessionárias FIAT distribuídas na Região Metropolitana de Salvador e Recife. O programa beneficiou jovens de 18 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social, atuando em rede com outras empresas, instituições e comunidades.

O objetivo do projeto foi contribuir com o processo de formação profissional e a inclusão social de jovens de comunidades pobres, por meio da educação voltada para o mercado de trabalho e do acesso e permanência no mercado de trabalho formal.

Metodologia

A formação ocorreu para 3 turmas de jovens: duas turmas em Salvador (20 jovens em 2011/2012 e 18 jovens na turma 2012/2013); e uma turma de 20 jovens em Recife.

Os jovens participaram do curso de formação em Técnico em Manutenção Automotiva, com duração de 01 ano e carga horária de 1600 horas. O curso foi formatado pelo Isvor, a universidade corporativa da FIAT, de acordo com a demanda das concessionárias vinculadas à FIAT, parceiras do programa.

A seleção dos jovens foi realizada pela AVSI, que mobilizou associações comunitárias e escolas em áreas de vulnerabilidade social para fazer a divulgação do processo seletivo.  Durante o processo de formação, a AVSI realizou o acompanhamento dos jovens, orientando-os quanto à postura no mercado de trabalho e oferecendo apoio psicossocial.

Nas duas turmas de Salvador (de 2011 a 2013), a AVSI, além de realizar a mobilização e seleção, se responsabilizou por ministrar a disciplina de Formação Humana no currículo do programa de aprendizagem realizado pela Fundação Baiana de Engenharia (FBE), entidade formadora no Programa Árvore da Vida Qualificação Profissional.

A turma de Recife contou com o SENAI para a formação teórica e a prática aconteceu nas próprias concessionárias que contratam esses jovens como aprendizes, possibilitando um emprego com carteira assinada, desde o início do processo de capacitação.

 Resultados obtidos

  • Qualificação de mão de obra na área de manutenção automotiva para instituição privada;
  • 59 jovens com contrato de aprendiz e inseridos no mercado de trabalho formal;
  • 34 contratados pelas concessionárias ao término da aprendizagem.