Anuncio

Jucati Sustentável 2

PE
Projeto Concluído

Com mais de 10 mil habitantes, de acordo com o censo de 2010, o município de Jucati está situado na mesorregião do Agreste e é formado pelos distritos Sede e Neves. Correspondente a 0,12% da população do estado de Pernambuco, devido às condições climáticas de escassez de chuvas e a cultura do cultivo em terreiros de sequeiros, a principal atividade agrícola da região se baseia no cultivo de feijão, milho e/ou mandioca, desenvolvida durante apenas três meses de inverno, além de pecuária leiteira e de corte.

Neste contexto, aconteceu o Jucati Sustentável 1: bioágua, agroecologia e nutrição no agreste de Pernambuco onde foi realizado o diagnóstico da realidade local, identificando as comunidades e famílias beneficiárias para a ação que teve duração de 12 meses (julho de 2016 a julho de 2017).

Nesse período foram construídos 22 sistemas de bioágua, promovendo práticas ecologicamente corretas, a partir do reaproveitamento da água cinza (água de banho, pias, tanques, máquinas de lavar etc) para atividades produtivas, evitando que essa água fosse despejada no solo, contaminando-o e permitindo que as famílias passassem a ter um sistema de agricultura familiar com irrigação permanente.

Foram realizadas também capacitações e prestações de assistência técnica às famílias beneficiadas com foco no uso e manutenção do sistema; na agroecologia; e na promoção de práticas alimentares saudáveis, além da promoção, em 20 escolas, de uma campanha voltada à educação alimentar e nutricional.

Conheça os resultados alcançados por essa iniciativa clicando aqui.

 

Contexto do novo projeto

Após a finalização do Jucati Sustentável 1, verificou-se a necessidade da construção de cisternas de primeira água e de cisternas de produção em 7 residências que ainda não as possuíam; a necessidade da continuidade de assistência técnica para uso e manutenção dos sistemas, a produção agroecológica e a comercialização. Pois, embora já familiarizados com o sistema, em se tratando de sua operacionalização, foi observado, por meio de uma pesquisa de avaliação realizada pela AVSI no âmbito do Projeto Jucati Sustentável, que 36% dos beneficiários do projeto ainda sinalizam alguma dificuldade em sua operação.

As principais dificuldades apontadas se referiam ao controle do tempo de uso da bomba, o controle da quantidade de água no tanque de reuso, além da manutenção das minhocas do filtro biológico. E, apesar dos agricultores selecionados já apresentarem alguma experiência com a agricultura, a sua dinâmica produtiva agrícola se limitava à monocultura em períodos curtos e específicos devido às condições climáticas de escassez de chuvas e a cultura do cultivo em terreiros de sequeiros.

Com o Sistema de Bioágua Familiar, foi apresentado uma nova forma de plantio – consórcio e diversificação de culturas, sem o uso de agrotóxicos e com tratos diários. Desta forma, o Projeto Jucati Sustentável 2 teve como objetivo potencializar as ações já implantadas, expandido e incrementando a experiência vivenciada em sua primeira versão.

 

Objetivos específicos

  • Promover a agricultura familiar por meio da implementação da tecnologia social do Bioágua Familiar;
  • Fomentar práticas produtivas sustentáveis para a agricultura familiar;
  • Promover a cultura ligada ao campo e boas práticas voltadas à educação alimentar e nutricional, sanitária e ambiental;
  • Comunicar e sistematizar, monitorar e avaliar a experiência.

 

Metodologia

O projeto possibilitou a implementação de 7 cisternas (sendo 2 de primeira água e 7 de segunda água), além de 30 novos Sistemas de Bioágua testando uma metodologia de transferência de conhecimento para as associações do território, para que estas se apropriem dos métodos construtivos e das técnicas para uso e manutenção do sistema, com barateamento dos custos.

Foi garantido a todas as famílias, incluindo as contempladas pelo Jucati Sustentável 1, assistência técnica de 24 meses, voltada à agroecologia e o uso e manutenção do sistema, capacitação e assessoria voltadas à comercialização de insumos, além de oficinas educativas direcionadas à educação alimentar e nutricional e a educação ambiental.

Compreendendo a importância de se entender o conhecimento e trabalhar com as crianças e com outras famílias, o projeto realizou também campanhas voltadas à educação alimentar e nutricional atingindo cerca de 400 crianças e outras 150 famílias.

O projeto foi realizado a partir de cinco eixos que se integram:

  1. Mobilização e construção de Bioágua (Mobilização das associações, identificação de novas famílias e obras do Sistema de Bioágua Familiar);
  2. Formação e assistência técnica (ATER), voltada à agroecologia e ao uso e manutenção do sistema;
  3. Comercialização;
  4. Educação alimentar e nutricional, sanitária e ambiental;
  5. Comunicação, sistematização, monitoramento e avaliação.

Atividades

  • Mobilização dos Conselhos de Associações Rurais e identificação das famílias;
  • Ações diretas de execução de obras;
  • Assistência técnica voltada ao uso e manutenção do Bioágua e assessoria voltada à agroecologia;
  • Campanha e atividades educativas com foco na educação familiar e nutricional junto à escolas;
  • Oficinas de educação sanitária e ambiental junto às famílias;
  • Capacitação e assessoria voltada à comercialização de insumos;
  • Elaboração de materiais educativos e da comunicação.;
  • Implantação da TS (Bioágua – Cisterna);
  • Fortalecimento da Comercialização.

Em todas as etapas, foram realizadas ações de sistematização e comunicação da experiência.